Psicóloga: Joyce Paula de Souza Pereira Ferreira CRP16/5064
Tudo amarelo por aqui e o motivo? O setembro Amarelo chegou! Uma campanha que existe no Brasil desde 2015 e tem como intuito trazer maior visibilidade ao tema do suicídio, promover discussões pertinentes e psicoeducação, visando alertar a população sobre a importância do tema e a valorização da vida.
Infelizmente, a despeito da pequena diminuição das taxas ocorrência de suicídio no mundo, o Brasil parece ir na contramão desse processo e os dados entre a população jovem são ainda mais alarmantes. Segundo o Conselho Federal de Medicina (2014), são registrados cerca de dez mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo. Portanto, falar em suicídio, silenciosa epidemia, é necessário e urgente.
Grande parte das pessoas que comente suicídio nunca teve acesso a um profissional de saúde mental durante a sua vida. Essa constatação nos leva a pensar sobre tabus e mitos a serem vencidos no que diz respeito a procurar ajuda de um profissional de psicologia ou médico psiquiatra, pois as pessoas tendem a se sentirem discriminadas. Lembre-se: isso é apenas um mito, procure ajuda!
Além dos mitos e tabus, existem também os entraves quando falamos do acesso aos profissionais e serviços de saúde mental. O suicídio é um grave problema de saúde pública e para preveni-lo é imprescindível fortalecer as políticas públicas e os serviços em saúde mental, potencializando-os em todos os níveis de atenção.
Você não está sozinho!
Conheça o Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188!