O mês de setembro é marcado por muitas datas importantes, entre elas está o dia 10, que se tornou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Nesta quarta-feira, o Grupo de Trabalho de Humanização do Hifa promoveu uma palestra para os colaboradores, a fim de propagar a campanha internacional de combate ao suicídio, que em 2024 tem o lema “Se precisar, peça ajuda.”
A palestra de abertura, realizada nesta quarta-feira (10), contou com a participação de 40 colaboradores. Os palestrantes Iara Moscon e Henrique Muritiba, residentes de psiquiatria do Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos – CAPAAC falaram sobre a prevenção de suicídio no ambiente hospitalar, medidas de prevenção de ansiedade e outros aspectos que podem levar ao suicídio.
Segundo a fisioterapeuta e membro do Grupo de Trabalho de Humanização do Hifa, Mariana Ciciliotti, a ação foi muito necessária. “Eles focaram na importância de procurar os serviços especializados e tiraram dúvidas sobre questão de depressão em crianças, ansiedade e depressão em adultos”. comenta.
Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 no Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Confira as atividades programadas para o Setembro Amarelo, no Hifa
Unidade do Aquidaban
11/09 – QUARTA-FEIRA – 10h – Sala de reuniões
Palestra: Suicídio – Psiquiatras: Iara Moscon e Henrique Muritiba
Dia 16/09 às 14h Orestys rigo- psicólogo, palestra com tema prevenção ao suicidio – setembro amarelo.
Dia 18/09 às 14h Ísis Marin Rezende e Bárbara Pedroso – médicas da saúde ocupacional – prevenção ao suicídio
MATERNIDADE
Dinâmica sobre a importância de cuidar da Saúde mental
PRÉDIO ADMINISTRATIVO
Dinâmica sobre a importância de cuidar da Saúde mental