O Hospital Infantil “Francisco de Assis” – Hifa fechou uma parceria com a Escola Estadual Fraternidade e Luz para doação de equipamentos eletrônicos usados, uma vez que a escola tem um projeto de reciclagem e reuso de lixo eletrônico. De acordo com o Professor Jocimar Fernandes, o objetivo do projeto é a reciclagem de peças de computadores por meio de máquinas obsoletas. “Reutilizamos o material em bom estado de uso. Equipamentos estes, doados pela comunidade local, como empresa, pessoas físicas ou jurídicas e agora o Hifa”.
Segundo a Gerente Corporativa do Hifa, Christiane Ogione a ideia de doar os materiais surgiu por causa de uma necessidade do setor de TI da unidade. “Alguns de nossos equipamentos estavam obsoletos e precisamos fazer a troca. Quando a responsável pelo setor nos informou que tínhamos estas máquinas, buscamos um projeto onde eles pudessem ser aproveitados e se não, que fossem destinados corretamente como lixo eletrônico”, explicou.
O Projeto de reciclagem da Escola Fraternidade e Luz é realizado pela Multivix, com os alunos do 3º Ano do Curso Técnico em Informática e já recebeu destaque Internacional da Feira de Inovações na África em 2017. Ele é financiado pela Fundação de Amparo a pesquisa do Estado do Espírito Santo – Fapes e cordenado pelos Professores Jocimar Fernandes e Morgana Guimarães. A meta é equipar laboratório de informática e os equipamentos que forem restaurados e que não sejam utilizados pela escola, serão doados para a comunidade (alunos e moradores do bairro).
Já as peças não utilizadas serão descartadas (armazenadas) em local próprio e retiradas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para o devido descarte conforme as orientações da lei sobre resíduos sólidos. O Hifa entregou 54 itens, entre eles computadores, monitores e impressoras. “Precisamos ter esta consciência ambiental de aproveitar o que for possível e fazer o descarte correto”, finalizou Christiane.