A UTI do Hospital Francisco de Assis (HFA), que constitui o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) iniciou funcionamento na terça-feira (03). São 07 leitos de Tratamento Intensivo Neonatal (Utins), destinadas ao atendimento de recém-nascidos de até 28 dias e 03 leitos de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip) para crianças de até 12 anos.
Essa é a primeira vez que o município conta com leitos intensivos do tipo. “Esses leitos são destinados ao atendimento interno com o intuito de absorver a demanda do hospital e, consequentemente, do município”, explica a gerente de enfermagem, Keila Martins.
Segundo a médica responsável, a estrutura vai permitir suporte aos casos mais graves, como atendimento aos bebês prematuros e quadros de insuficiência respiratória, além de outras enfermidades que necessitam de atenção especial.
O investimento total para a aquisição dos equipamentos foi em torno de R$ 600 mil e incluem monitores cardíacos, ventiladores pulmonares, isoletes e UCIS (berços especiais).
Desde o dia 22 de abril, toda a equipe de médicos intensivitas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, receberam treinamentos e participaram de capacitação. No total, 23 profissionais serão responsáveis pelo CTI.
Sobre o Hospital. O HFA é um hospital geral filantrópico, referência no atendimento materno-infantil, que assumiu a estrutura da ex-Unidade de Pronto-Atendimento Infantil (UPAI), na Praia do Morro. O atendimento é voltado para urgência e emergência às gestantes e crianças de até 12 anos.
Por: Tayla Oliveira
Edição: Alciones Damacena