EXAME PARASITOLÓGICO NAS FEZES (EPF)
Coleta de amostra da fralda
EXAME PARARITOLÓGICO – MIF
Coleta de amostra da fralda
PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES
ELEMENTOS ANORMAIS NAS FEZES (EAF) – PESQUISA DE LEUCÓCITOS
Coleta de amostra da fralda
COPROCULTURA
Coleta de amostra da fralda
ROTAVÍRUS
COPROLÓGICO FUNCIONAL DE FEZES (Laboratório de Apoio)
EAS/Urocultura para paciente ambulatorial
Pacientes sem controle de micção:
Urina de 24 horas: Coleta de pacientes/cliente ambulatorial:
EXAME DE SANGUE
JEJUM PARA CRIANÇAS
Exemplo:
GLICOSE PÓS – DEXTROSOL
EXAME DE PSA
PREPARO PARA EXAME DE PSA – ORIENTAÇÕES AO PACIENTE
Todas as recomendações abaixo referem-se ao período antes do exame:
A Política da Qualidade usada pela Direção do HIFA Laboratório está refletida no comprometimento da missão proposta de bem servir aos nossos clientes com resultados confiáveis, em tempo hábil e um elevado padrão de atendimento.
O HIFA Laboratório vem trabalhando desde 1980, quando foi implantado na instituição com o nome de Microlab. Desde então atua com eficácia na diagnose laboratorial, seriedade e qualidade nos serviços prestados. O laboratório ganhou destaque no atendimento a pacientes de todo o Sul do Estado, de todas as idades, sendo sua especialidade a coleta infantil, com atuação em um complexo laboratorial de alta tecnologia atendendo ao SUS (Sistema Único de Saúde) e convênios.
Com a construção do novo Laboratório, em dezembro de 2008, recebeu o nome de “Laboratório Satyro Pereira França” que homenageia o ex-presidente e um dos maiores empreendedores na história do hospital.
A modernização contínua do Hifa tem gerado avanços significativos na área de microbiologia, como a recente implantação do equipamento MALDI-TOF.
Essa tecnologia tem transformado o processo de diagnóstico, permitindo a identificação de casos de meningite por Streptococcus agalactiae em menos de 20 horas — um resultado expressivo quando comparado aos métodos tradicionais, que exigiriam no mínimo 48 horas para a conclusão do diagnóstico.
O laboratório ganhou destaque no atendimento a pacientes de todo o sul do Estado, de todas as idades, sendo sua especialidade a coleta infantil, sendo um complexo laboratorial de alta tecnologia atendendo ao SUS (Sistema Único de Saúde) e convênios.
A implantação do Laboratório de Análises Clínicas aconteceu em 1980, na época chamado de Microlab. No momento da sua inauguração, o Laboratório era conhecido como Microlab. Lá eram realizados exames complexos e automatizados garantindo qualidade e agilidade em atendimento 24 horas.
Iniciou-se novo Serviço de Hematologia Pediátrica no laboratório, o que resultou em rapidez de diagnóstico do resultado do exame, que antes seguiam para Vitoria e demorava cerca de 20 dias. Os exames de anemias em geral, alterações de leucócitos, linfomas, coagulação sanguínea e leucemias ajudaram num tratamento especializado e rápido para os pacientes.
O laboratório investiu na atualização e automatização de seus equipamentos com a compra de novos equipamentos. Foram investidos cerca de 200 mil reais advindos de recursos do Estado e de doações particulares que resultaram em maior segurança, precisão e agilidade nos resultados dos exames.

Em Dezembro de 2008 com a construção do novo Laboratório de Análises Clínicas recebeu o nome de “Laboratório Satyro Pereira França”, que homenageia o ex-presidente e um dos maiores empreendedores na história do hospital.
Construção de nova área de produção do Laboratório de Análises Clínicas.

Implantação do Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade no Laboratório. A implantação engloba planejamento, desenvolvimento e capacitação de toda equipe; visava à melhoria contínua da qualidade do laboratório, que levava a redução de custos, diminuírem desperdícios e aumentar a produtividade.
Com o aumento da capacidade produtiva e a eficiência dos serviços possibilitou pela primeira vez o laboratório obter a certificação do DICQ - Sistema Nacional de Acreditação. Na época, em todo o país eram 62 laboratórios certificados pelo sistema, sendo apenas 02 laboratórios em hospitais. Deste modo, o Hospital Infantil se tornou o primeiro hospital a ter um laboratório com Sistema da Qualidade acreditado pelo DICQ no Espírito Santo e o segundo no Brasil.

Ampliação da administração HIFA para o PA de Vargem Alta e Posto de Coleta do Laboratório “Satyro Pereira França”, no distrito de Itaóca, em Cachoeiro.
O Laboratório de Análises Clínicas “Satyro Pereira França” abre novo posto de coleta, no distrito de Itaóca, em Cachoeiro de Itapemirim.
Além de Itaóca, o Laboratório possui ainda um posto 24 horas no Pronto Atendimento “Paulo Pereira Gomes”, um moderno espaço para coletas SUS na Rua Estrela do Norte, próximo ao Hospital Infantil; no Município de Marataízes e uma Unidade Avançada de Coleta com exclusivo atendimento aos principais convênios e particulares localizados na Policlínica Gente, na Avenida Pinheiro Junior. Desta forma, o laboratório confirma a sua missão de contribuir no diagnóstico, na terapêutica, prevenção e no prognóstico correto por meio de análises e interpretação de materiais biológicos, assegurando aos pacientes resultados confiáveis e rápidos.
Laboratório recebe novamente a certificação de qualidade.
Inauguração de Posto de Coleta no Hospital Comunitário Drª. Andrea Canzian Lopes, Atílio Vivácqua.
Criação do laboratório de biologia molecular com início de diagnóstico altamente resolutivo com exames de PCR, que utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o Vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo.
Aquisição de novos equipamentos de hematologia e bioquímica. Os aparelhos comprados com recursos próprios correspondem a um investimento de quase R$500 mil reais.
HIFA recebe nova identidade visual e passa a ser chamado Laboratório HIFA “Laboratório Satyro Pereira França”.
Em março o HIFA inaugurou cinco novas unidades do laboratório nos distritos de Cachoeiro de Itapemirim: Itaoca, Pacotuba, Coutinho, Burarama e Soturno
Rua Coronel Guardia, 100 – Centro
Cachoeiro de Itapemirim – ES
CEP: 29300-070