SCIH e HIFA

hifaorgbr

Por Enf. Patrícia Angeleti

Considera-se INFECÇÃO HOSPITALAR (IH) a infecção adquirida durante a hospitalização e que não estava presente ou em período de incubação por ocasião da admissão do paciente. São diagnosticadas, em geral, A PARTIR DE 48 HORAS após a internação.

A IH pode ser atribuída às condições próprias do paciente com dificuldade em conviver com as bactérias que lhe COLONIZAM A PELE E AS MUCOSAS, pois sua microbiota endógena é importante na aquisição desta infecção. Por isso, nem sempre é possível afirmar que o hospital ou sua equipe tenha cometido um erro na assistência prestada ao paciente. Isso só ficará demonstrado se as NORMAS APROPRIADAS de tratamento não tiverem sido seguidas ou se a infecção resultou de desempenho incompatível com os PADRÕES VIGENTES DA INSTITUIÇÃO.

O Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Para a adequada execução do PCIH, os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar. A CCIH deve ser composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designados. Os membros da CCIH serão de dois tipos: consultores e executores.
Os membros consultores serão representantes, dos seguintes serviços: serviço médico; serviço de enfermagem;  serviço de farmácia; laboratório de microbiologia; administração. Os membros executores da CCIH representam o Serviço de Controle de Infecção hospitalar (SCIH) e, portanto, são encarregados da execução programada de controle de infecção hospitalar. Os membros executores serão, médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e secretária, a depender da quantidade de leito os números de profissionais devem ser acrescidos.

 

Os membros executores do SCIH no Hospital Infantil são: Drª Patrícia Lovatti (infectologista – ao centro), Enf. Patrícia Angeleti (pós graduanda em controle de infecção) e Michelle Vieira Belém Nunes (secretária).

Confira mais notícias

Destaque

Lideranças do ES articulam verbas em Brasília para a ampliação do Hifa

Notícias

Minicurso de sutura é realizado no Hifa em parceria com o Coren-ES

Notícias

Abril Verde: Hifa reforça a importância dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho

Destaque

Abril pela Segurança do Paciente: Hifa realiza Webinar para capacitar profissionais da área da saúde

Destaque

Hospital Dr. Luiz Buaiz recebe visita de deputados da Comissão de Saúde da Ales

Destaque

Hifa realiza demonstração financeira de 2024 com participação de novos associados 

Destaque

Projeto HIFA nas comunidades realiza primeira etapa no bairro Sumaré

Destaque

Novo projeto de hospitalidade reforça atendimento humanizado nas unidades do Hifa