A primeira edição do Saúde na Praça, realizado no Centro de Guarapari nesta quarta-feira (27), promoveu mais de 400 atendimentos em diferentes serviços dedicados à saúde da mulher. A iniciativa foi do Hospital Francisco de Assis (HFA) e contou com apoio da Prefeitura de Guarapari.
Na ocasião, o superintendente do HFA, Jailton Pedroso, ressaltou a importância do evento. “É com muita alegria que o Hospital Francisco de Assis realiza essa ação em comemoração ao Dia da Mulher, trazendo consultas e exames. Ficamos muito felizes em receber todas as mulheres em um dia totalmente dedicado a elas. Desde que chegamos aqui, há cinco anos, o nosso papel é prestar um bom atendimento às famílias de Guarapari e região”.
Entre os serviços ofertados estavam atendimentos médicos com ginecologista, dermatologista e nutricionista, orientação psicológica e social, massagem facial e corporal, imunização, testes rápidos, exames laboratoriais, agendamento de preventivo, cadastro de laqueadura, além de atendimentos de enfermagem com aferição de pressão e teste de glicose.
A doméstica Mara Cristina Gonçalves dos Santos, de 51 anos, foi uma das beneficiadas com o atendimento. “Eu já aguardo três anos por uma consulta com o ginecologista, mas durante esse evento consegui e estou muito satisfeita. É uma facilidade que precisamos ter. Amei o evento e acho que deveria ter mais vezes, para mais pessoas conseguirem atendimento. Só tenho a agradecer”, disse.
Para a realização do evento, cerca de 60 profissionais, incluindo voluntários, fizeram parte da equipe e se envolveram desde o acolhimento até o atendimento. Além da cordialidade, as mulheres foram recebidas com picolé, algodão doce, bolo, biscoitinhos, sucos, água e frutas.
Membro do Conselho Consultivo do hospital, Loren José Guimarães dos Santos, prestigiou a ação. “Eu fico empolgado que eventos como este esteja acontecendo. O hospital está de parabéns. Principalmente por ampliar o atendimento para além das gestantes e por promover também o intercâmbio maior com a população”.
Ao final, para comemorar o sucesso do evento, balões de gás hélio com sementes de girassol dentro foram soltos. O objetivo é que, quando estourarem, em contato com a terra, flores possam germinar.