Residência Médica em pauta no Hifa

hifaorgbr

O Hospital Infantil “Francisco de Assis” realizou, na noite na última quarta-feira (04) uma reunião técnica com o corpo clínico para tratar de assuntos relacionados à residência médica que o Hifa pretende implantar em breve. Na oportunidade, a Dra. Kátia Valéria Manhabusque explanou aos colegas as nuances do projeto e esclareceu dúvidas. “Se tudo correr do jeito que a gente está esperando, nós já ofereceremos as vagas este ano.”, disse a Dra. Katia, referindo-se aos tramites legais exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para que o Programa de Residência Médica no Hifa se torne uma realidade.

Hifa fechou uma parceria com a Santa Casa de Vitória e a Emescan e serão ofertadas 8 vagas, definidas de acordo com o número de leitos do hospital para um plano acadêmico de 3 anos de residência em pediatria. Eles serão divididos da seguinte forma: 2 residente na Santa Casa para sala de parto e os outros seis no Hifa. No primeiro ano a carga horária prática é divida em 35% de carga horaria de ambulatório, 20% neonatologia, 25% enfermaria e 20% da urgência. No segundo e terceiro ano tira-se cerca de 8% da carga da neonatologia, enfermaria e urgência (Cada) e coloca na terapia intensiva. A carga horária é cumprida de acordo com a rotina pré-estabelecida pelo preceptor do residente, ou seja, aquela pessoa que lida diretamente com o acadêmico.  A partir daí, entra-se no período probatório de que tem duração de cinco anos. O residente, o preceptor e o programa serão avaliados pelo MEC, juntamente com a estrutura hospitalar e após este tempo que se terá ou não o programa de residência médica. O Programa será subordinado a Santa Casa então todas as questões serão resolvidas na capital. O corpo clínico do Hifa atuará apenas como preceptores. “De certa forma a gente se força a estudar mais quando se está no meio de residente porque eles vão abordar questões de nosso interesse”, comentou a Dra. Katia.  “É uma realidade nova, assusta um pouco no início mas acho que todo mundo vai ganhar mundo com o programa.” Concluiu.

Em seguida, o Superintendente Administrador Jailton Alves Pedroso fez uma apresentação do Projeto Crescer, que já existe há 7 anos no hospital e tem como objetivo ampliação do Hifa. Mostrou o andamento das obras da nova cozinha, lactário, refeitório, quartos particulares, enfermaria e ampliação da UTIN, além do novo posto de coleta para pacientes SUS do Laboratório “Satyro Pereira França”, que já se encontra em funcionamento, o hospital-maternidade em Guarapari e o Pronto Atendimento em Vargem Alta.

Também estiveram presentes o diretor Técnico do Hifa Dr. Mauro Godinho e o Presidente da Instituição Sr. Winston Roberto Machado.

Confira mais notícias

Notícias

Multiplicador de Saberes reforça cultura de aprendizado no Hifa

Notícias

Coincidência: Irmãos se tornam pais no mesmo dia na Maternidade do Hifa

Notícias

Hospital Dr. Luiz Buaiz recebe visita da CDL, Repas e grupo comunitário de Guarapari

Notícias

Hifa completa 54 anos e anuncia construção do Bloco 2 para ampliação da assistência hospitalar pelo SUS

Notícias

Rede de voluntários do Hifa realiza ação de doação de sangue 

Notícias

Hifa em Cachoeiro realiza Plantão Junino

Notícias

Hifa Cachoeiro promove evento de integração para colaboradores e suas famílias

Destaque

Lideranças do Hifa se reúnem para construção do planejamento estratégico do Hospital Dr. Luiz Buaiz