O Hospital Infantil “Francisco de Assis” realizou, na noite na última quarta-feira (04) uma reunião técnica com o corpo clínico para tratar de assuntos relacionados à residência médica que o Hifa pretende implantar em breve. Na oportunidade, a Dra. Kátia Valéria Manhabusque explanou aos colegas as nuances do projeto e esclareceu dúvidas. “Se tudo correr do jeito que a gente está esperando, nós já ofereceremos as vagas este ano.”, disse a Dra. Katia, referindo-se aos tramites legais exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para que o Programa de Residência Médica no Hifa se torne uma realidade.
Hifa fechou uma parceria com a Santa Casa de Vitória e a Emescan e serão ofertadas 8 vagas, definidas de acordo com o número de leitos do hospital para um plano acadêmico de 3 anos de residência em pediatria. Eles serão divididos da seguinte forma: 2 residente na Santa Casa para sala de parto e os outros seis no Hifa. No primeiro ano a carga horária prática é divida em 35% de carga horaria de ambulatório, 20% neonatologia, 25% enfermaria e 20% da urgência. No segundo e terceiro ano tira-se cerca de 8% da carga da neonatologia, enfermaria e urgência (Cada) e coloca na terapia intensiva. A carga horária é cumprida de acordo com a rotina pré-estabelecida pelo preceptor do residente, ou seja, aquela pessoa que lida diretamente com o acadêmico. A partir daí, entra-se no período probatório de que tem duração de cinco anos. O residente, o preceptor e o programa serão avaliados pelo MEC, juntamente com a estrutura hospitalar e após este tempo que se terá ou não o programa de residência médica. O Programa será subordinado a Santa Casa então todas as questões serão resolvidas na capital. O corpo clínico do Hifa atuará apenas como preceptores. “De certa forma a gente se força a estudar mais quando se está no meio de residente porque eles vão abordar questões de nosso interesse”, comentou a Dra. Katia. “É uma realidade nova, assusta um pouco no início mas acho que todo mundo vai ganhar mundo com o programa.” Concluiu.
Em seguida, o Superintendente Administrador Jailton Alves Pedroso fez uma apresentação do Projeto Crescer, que já existe há 7 anos no hospital e tem como objetivo ampliação do Hifa. Mostrou o andamento das obras da nova cozinha, lactário, refeitório, quartos particulares, enfermaria e ampliação da UTIN, além do novo posto de coleta para pacientes SUS do Laboratório “Satyro Pereira França”, que já se encontra em funcionamento, o hospital-maternidade em Guarapari e o Pronto Atendimento em Vargem Alta.
Também estiveram presentes o diretor Técnico do Hifa Dr. Mauro Godinho e o Presidente da Instituição Sr. Winston Roberto Machado.