Projeto Árvore da Vida fortalece laços e humaniza partos no Hifa

hifaorgbr

A chegada de um bebê é um momento cercado de emoção e transformação para as famílias. Para registrar e dar um toque ainda mais especial a essa experiência, o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), em Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim, desenvolve o projeto Árvore da Vida.

A iniciativa existe em Guarapari desde 2022 e dá às famílias uma recordação simbólica do parto através do print da placenta, criando uma conexão entre a mãe, o bebê e a equipe de saúde. Segundo a supervisora de enfermagem da maternidade do Hifa Guarapari, Geiza Rodrigues, a ideia surgiu dentro da própria equipe, com o objetivo de tornar o momento ainda mais humanizado.

Em Cachoeiro, o projeto tomou forma em 2023, com o mesmo propósito: proporcionar uma lembrança física e afetiva do nascimento. “O Árvore da Vida é um gesto de carinho e humanidade que fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, afirma Débora Fiel, coordenadora da linha materna do Hifa Cachoeiro.

Ela diz que o projeto se transformou em um grande significado para as mães, que já chegam ao hospital com a ideia em mente. “Recentemente, uma gestante me abordou dizendo que me seguia no Instagram, viu nossas postagens sobre o projeto e, ao chegar para a internação, perguntou se precisava solicitar por escrito para que o Árvore da Vida fosse feito. Expliquei a ela que não era necessário, pois o projeto já é uma prática consolidada dentro da equipe de humanização do HIFA. Saber que essa ideia está impactando tantas famílias nos enche de orgulho”, comemora.

O processo do print da placenta é feito de forma cuidadosa logo após o parto. A equipe de enfermagem posiciona a placenta em uma superfície lisa, aplica tinta especial e imprime sua imagem em um papel timbrado com o nome do projeto. Algumas mensagens de carinho e boas-vindas também podem ser adicionadas ao registro. O resultado é uma obra de arte, que representa a árvore da vida e simboliza o início de uma nova história.

A emoção das mães ao receber essa lembrança é visível, segundo Geiza. Muitas relatam que pretendem emoldurar o print como um quadro especial, guardando para sempre a recordação. “Na maioria das vezes, sempre saem de alta hospitalar agradecidas pelo registro e falam até que vão fazer um quadro”, finaliza.

Confira mais notícias

Destaque

Lideranças do ES articulam verbas em Brasília para a ampliação do Hifa

Notícias

Minicurso de sutura é realizado no Hifa em parceria com o Coren-ES

Notícias

Abril Verde: Hifa reforça a importância dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho

Destaque

Abril pela Segurança do Paciente: Hifa realiza Webinar para capacitar profissionais da área da saúde

Destaque

Hospital Dr. Luiz Buaiz recebe visita de deputados da Comissão de Saúde da Ales

Destaque

Hifa realiza demonstração financeira de 2024 com participação de novos associados 

Destaque

Projeto HIFA nas comunidades realiza primeira etapa no bairro Sumaré

Destaque

Novo projeto de hospitalidade reforça atendimento humanizado nas unidades do Hifa