O Hospital Infantil “Francisco de Assis”, de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e o Hospital Escola da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV), estabeleceram parceria e juntamente com a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) estarão iniciando, no próximo dia 06 de março, a primeira turma de Residência Médica em Pediatria no município de Cachoeiro de Itapemirim.
Serão seis residentes para um plano acadêmico de dois anos. Eles serão divididos entre sala de parto, na Santa Casa, e em atendimentos ambulatoriais, urgência, neonatologia e terapia intensiva, no Hospital Infantil. A carga horária é cumprida de acordo com a rotina pré-estabelecida pelo preceptor do residente, ou seja, aquela pessoa que lida diretamente com o acadêmico. “De certa forma a gente se força a estudar mais quando se está no meio de residente porque eles vão abordar questões de nosso interesse”, comentou a Dra. Katia Valéria Manhabusque, coordenadora do programa dentro do Hifa. “É uma realidade nova, assusta um pouco no início, mas acho que todo mundo vai ganhar muito com o programa.” Concluiu.
Ao final deste programa, serão formados 18 novos médicos com especialidades diversas, uma vez que além das seis vagas em pediatria no Hifa, a Santa Casa e a Emescam ofertam também turmas para oftalmologia, ortopedia e traumatologia, ginecologia e obstetrícia, geriatria e cancerologia clínica, as duas últimas com exigência de pré-requisito em Clínica Médica.