Prematuridade: Cuidado Integral para uma vida saudável

hifaorgbr

Por Dra. Maura Moulin Rodrigues, Neonatologia e Pediatria 

Em 2015, a prematuridade representou a principal causa de mortes em crianças menores de 5 anos, em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o estudo Global Burden of Disease (GBD) – Brasil 2015, uma parceria do MS-Brasil e do Institute of Health Metrics and Evaluation (IHME) da Universidade de Washington, Estados Unidos, as complicações associadas à prematuridade vêm ocupando o primeiro lugar nas causas de óbitos nos primeiros cinco anos de vida, desde os anos 90. 

Apesar da queda notável nos últimos 25 anos, permanece um número significativo de óbitos potencialmente evitáveis relacionados à prematuridade e sensíveis à atenção efetiva no pré-natal, parto e período neonatal. A taxa de prematuridade no Brasil está estimada em 11,5% do total de nascimentos, cerca de 345.000 crianças do total de cerca de 3.000.000 de nascimentos. 

Os pré-termos tardios representam a grande maioria dos prematuros, em torno de 74% do total, seguido pelos menores de 32 semanas (16%) e de 32-33 semanas (10%), de acordo com o Projeto Nascer no Brasil.

A abordagem da prevenção da prematuridade e, quando não possível, o seu nascimento num modelo assistencial de maternidade adequado ou uma rede de transporte pode modificar positivamente o seu prognóstico.

perinatologia é um conceito integrador da obstetrícia e neonatalogia com enfoque na abordagem dos principais problemas de saúde da mulher durante a gravidez, o parto e puerpério, e da criança, na vida fetal e neonatal, como períodos evolutivos e indissociáveis. Sua aplicação no cenário clínico tem como principal objetivo fornecer subsídios clínicos interdisciplinares para promoção, prevenção e identificação sistemática dos problemas para tomada de decisões na assistência à saúde materno-fetal e neonatal. 

A redução de mortes potencialmente evitáveis e de complicações da prematuridade demanda aplicação do conhecimento cientificamente evidenciado, além da organização dos fluxos assistenciais ao longo da gestação e período neonatal, unidades perinatais com perfil assistencial desenhado, com definição clara da capacidade para atender ao risco gestacional e neonatal, com estrutura e equipes assistenciais qualificadas e multidisciplinares. O foco é a redução da mortalidade e sobrevida com qualidade através da organização das unidades neonatais e implantação de protocolos assistenciais específicos.

Confira mais notícias

Notícias

Hifa Aquidaban realiza captação de órgãos e beneficia cinco pacientes na fila de espera 

Notícias

Hifa realiza Assembleia Geral ordinária e aprova orçamento de 2026

Notícias

Histórias de Esperança no Dia Mundial da Prematuridade

Notícias

Semana da Qualidade no Hifa 

Hifa Guarapari

Mulheres que acabaram de dar à luz relatam experiências positivas com o atendimento humanizado do Hifa Guarapari

Notícias

Hifa realiza primeiro módulo do Seminário ONA 3 com palestra sobre Gestão de Alta Performance 

Notícias

HIFA Guarapari realiza cirurgias pediátricas com tecnologia de ponta para pacientes do SUS

Notícias

Hifa inicia projeto “Sorrisos em Tela” com apoio do Sicredi