
Como não se encantar com a gentileza e disponibilidade do Ubaldo Moreira Machado, membro do Conselho Administrativo do HIFA? Atualmente com 76 anos, ele é um verdadeiro apaixonado pela história da instituição, e mesmo durante a pandemia, não deixou de atender os chamados do presidente do HIFA, Sr. Winston Roberto, e comparecer às reuniões e Assembleias, mesmo que de forma online.
“Trata-se de um trabalho totalmente voluntário que eu iniciei a partir do convite do João Avelar, acredito que um dos nomes envolvidos na fundação do HIFA. Desde então eu só fui me apaixonando mais e mais. É um prazer muito grande fazer essa colaboração. Eu faço por amor, desprendido de qualquer recompensa. E o resultado muito me orgulha, que é o crescimento cada vez maior dessa instituição tão séria”, contou.
Ubaldo lembra que o hospital é fruto de um grupo de jovens espíritas que vieram fazer a diferença. “Foi muita abnegação, cada um carregando um saquinho de cimento e plantando as primeiras sementes dessa história. O Sr. Satiro Pereira França e Dona Jandyra Pinheiro são grandes nomes que deixaram legados para nós, e é na garra que eles tinham que nos inspiramos diariamente”, acrescentou.
Um dos fatos que o Conselheiro muito se orgulha é de ter acompanhado o período de negociação para reabertura do Hospital do Aquidaban. “Quando se começou a falar sobre isso eu ainda era Procurador Geral do Município de Cachoeiro de Itapemirim, cheguei a atender algumas demandas e acompanhei de perto o processo. Hoje poder olhar para aquele prédio que ficou por tantos anos fechado e reabrir primeiro dando assistência às crianças e agora também tratando pacientes acometidos pela COVID-19 é uma alegria muito grande. O Aquidanan é sinônimo de esperança para toda a população”, disse.
Antes de ser conselheiro, Ubaldo também já foi voluntário do Encontro Conjugal e também do EAC, Encontro de Adolescentes com Cristo, junto com a sua esposa. Também já foi membro do Lions Club. “Eu sempre fui voluntário de alguma forma, gosto de ajudar as pessoas e enquanto eu estiver vivo vou continuar dando a minha contribuição”, finalizou.