Iniciativa já impactou 89% dos pacientes em apenas um mês de implantação
Com foco na humanização e no atendimento acolhedor, o Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa) implantou um inovador projeto de hospitalidade, reforçando a conexão entre a instituição, os pacientes e seus familiares. A iniciativa busca garantir um ambiente mais receptivo, cordial e ágil, promovendo uma experiência hospitalar mais positiva.
O projeto surgiu a partir de análises em auditorias externas e pesquisas de satisfação, que indicaram a necessidade de aprimorar o acolhimento. Um dos principais diferenciais da hospitalidade no Hifa é sua integração com a ouvidoria, que realiza uma busca ativa conduzida por estudantes de psicologia, indo além das manifestações espontâneas dos usuários.
Resultados do primeiro mês
Em apenas 30 dias desde sua implantação nas unidades de Cachoeiro de Itapemirim, o projeto já impactou 89% dos pacientes atendidos. Atualmente, conta com duas estagiárias de psicologia no Hospital Maternidade e duas no Hifa Aquidaban, com previsão de expansão para quatro estagiárias nesta unidade.

“Nosso objetivo é aprimorar o setor de humanização e a qualidade geral do atendimento. Atuamos junto à ouvidoria desde o acolhimento até o encaminhamento para internação, além de fornecer informações sobre direitos e deveres dos pacientes. Quando há dúvidas, a equipe de hospitalidade é acionada para oferecer suporte e garantir um retorno ágil a todos”, destaca o psicólogo Ricardo Fiorin Cherer.
Confira as informações de contato com a ouvidoria do Hifa Cachoeiro:
E-mail: ouvidoriaexterna@hifaci.org.br
Site: https://hifa.org.br
Telefone: (28) 99955-3549 (WhatsApp)