HIFA se veste de roxo e realiza semana da prematuridade

hifaorgbr

Entre os dias 14 e 21 de novembro o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (HIFA) realizou a semana da prematuridade. A programação faz parte do novembro roxo, mês internacional de sensibilização para a prematuridade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo todo, aproximadamente 30 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano, ou seja, um a cada 10 bebês.

No primeiro dia, as mães participaram de um momento de relaxamento e autocuidado através do trabalho voluntário realizado pela Elaine Cazott e Neia Pereira Cordeiro e do Espaço Elaina Cazott. Elas disponibilizaram a tarde para realizar análise capilar, massagem e SPA dos pés.

Também teve capacitação dos colaboradores com o tema cuidados mínimos, temperatura e incentivo do contato pele a pele, que traz tantos benefícios para os bebês. Aconteceu ainda roda de conversa com as mamães e orientações sobre ordenha, manipulação e administração de leite humano aos bebês prematuros, com a enfermeira responsável pelo banco de leite, Patrícia Mendes de Souza Grifo, responsável pela coordenação do banco de leite do HIFA. Toda a programação foi pensada e elaborada pela Pediatra e Intensivista, coordenadora da Unidade Intensiva Neonatal (UTIN) do HIFA Maternidade, Dra. Aline Rodrigues e a Enfermeira Especializada em neonatologia, Cynthia coelho e contaram com apoio de diversos profissionais.

O objetivo, segundo a Dra. Aline Rodrigues, além de sensibilizar a equipe para o cuidado com o prematuro, é importante ressaltar a responsabilidade que envolve cuidar desses bebês e acolher as suas famílias, dando atenção principalmente às mães que são pegas de surpresa com a chegada de seus filhos antes da 37ª semana de gestação.

“Desde que abrimos a maternidade de alto risco, a prematuridade e as suas complicações são as principais causas de internação na nossa UTIN. E aproveitar a oportunidade para qualificar e conscientizar a equipe, além de dar uma atenção especial a essas mães é primordial”, ressaltou.

Para a enfermeira Cynthia, falar sobre o tema é imprescindível. “A maioria das mães nunca entrou em uma UTI Neonatal, talvez nem tenham ouvido sobre e quando se dão conta estão ali dentro. É um momento de fragilidade, mas nós profissionais estamos aqui para acolher, dar todo suporte e transmitir segurança. A equipe está preparada para cuidar desse bebê”, disse.

Mamãe feliz com a programação

“Eu tenho sete filhos, mas Emanuelly e Gabrielly foram as primeiras prematuras que nasceram através de parto normal com 35 semanas. Ao vê-las tão pequenas me desesperou, fiquei com medo e quando uma delas estava presa a um respirador foi um choque. Mas eu tinha esperança. E cada ganho de peso, cada obstáculo vencido me deixava mais tranquila. E viver essa semana diferente foi muito importante, pois por mais que eu já tenha outros filhos é tudo novo, muitas coisas eu ainda não sei, até pegar no colo requer cuidados especiais. Eu aprendi muito e me emocionei na semana de prematuridade.”

Confira mais notícias

Notícias

Hifa realiza Assembleia Geral ordinária e aprova orçamento de 2026

Notícias

Histórias de Esperança no Dia Mundial da Prematuridade

Notícias

Semana da Qualidade no Hifa 

Hifa Guarapari

Mulheres que acabaram de dar à luz relatam experiências positivas com o atendimento humanizado do Hifa Guarapari

Notícias

Hifa realiza primeiro módulo do Seminário ONA 3 com palestra sobre Gestão de Alta Performance 

Notícias

HIFA Guarapari realiza cirurgias pediátricas com tecnologia de ponta para pacientes do SUS

Notícias

Hifa inicia projeto “Sorrisos em Tela” com apoio do Sicredi

Notícias

Dra. Jaqueline Mendonça Queiroz é reconduzida ao cargo de diretora técnica do Hifa Maternidade