Hifa registra avanços na pediatria durante pico de doenças respiratórias

hifaorgbr

Eficiência na gestão de casos, aumento de altas clínicas e melhorias nos indicadores assistenciais marcam o primeiro semestre de 2025

Durante o desafiador período de sazonalidade — caracterizado pelo aumento de casos de infecções respiratórias e alta circulação viral — a pediatria do Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa) alcançou resultados expressivos na qualidade da assistência prestada. A instituição demonstrou agilidade, integração e efetividade na condução dos atendimentos, mesmo diante do crescimento da demanda.

Um dos principais indicadores de avanço foi a significativa melhora nos desfechos clínicos, com redução importante em eventos adversos e aumento expressivo nas altas clínicas, especialmente em setores estratégicos como a Sala Vermelha Pediátrica. Nesse setor, o número de pacientes que receberam alta cresceu mais de 1.900%, o que evidência maior capacidade da equipe em estabilizar quadros graves e promover uma desospitalização segura.

A Dra. Aline Rodrigues, coordenadora da UTIP, destaca o papel da equipe multidisciplinar e a adoção de protocolos bem estruturados:

“Destacamos ainda o engajamento da equipe, que se manteve comprometida e alinhada com os princípios da assistência humanizada, segura e de alta qualidade. Esse desempenho reforça a importância do preparo e da atuação conjunta diante dos períodos críticos, garantindo um cuidado pediátrico eficiente mesmo em contextos de alta demanda.”

Outro ponto positivo foi o aumento de transferências do Pronto-Socorro Infantil (PSI) para a enfermaria, refletindo uma resolutividade mais eficaz na gestão dos casos clínicos intermediários. Houve ainda uma queda nas transferências para a UTI Pediátrica, o que indica um manejo mais assertivo dos casos antes de se agravarem. Também foram observadas reduções nos atendimentos do PAI-PS e nos retornos ao pronto atendimento, demonstrando maior efetividade nas condutas iniciais.

A Dra. Rosimeri Salotto Rocha, diretora da ala pediátrica, ressalta a importância da atuação conjunta:

“O desempenho da Sala Vermelha foi notável. Isso só foi possível graças ao empenho coletivo — médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais — todos comprometidos com um atendimento seguro, acolhedor e de qualidade.”

Para o Dr. Pedro Scarpi ,membro da diretória pediátrica, o avanço é resultado do investimento contínuo em capacitação e acompanhamento individualizado:

“O acompanhamento especializado é fundamental, pois permite decisões mais assertivas e um cuidado mais eficaz e individualizado para cada paciente.”

Já o coordenador do Pronto Socorro, Dr. Josemar Simões, destaca o papel da equipe na conquista dos resultados:

“Contamos com profissionais altamente qualificados, comprometidos com a missão de cuidar.’’

Confira mais notícias

Notícias

Hifa registra avanços na pediatria durante pico de doenças respiratórias

Destaque

Hifa recebe homenagem da Câmara Municipal de Cachoeiro pelos 54 anos de história

Sem categoria

Representantes religiosos destacam a qualidade do atendimento em visita ao Hifa Guarapari

Notícias

Hospital Geral de Guarapari realiza mais de 30 mil atendimentos desde janeiro de 2025

Notícias

Multiplicador de Saberes reforça cultura de aprendizado no Hifa

Notícias

Coincidência: Irmãos se tornam pais no mesmo dia na Maternidade do Hifa

Notícias

Hospital Dr. Luiz Buaiz recebe visita da CDL, Repas e grupo comunitário de Guarapari

Notícias

Hifa completa 54 anos e anuncia construção do Bloco 2 para ampliação da assistência hospitalar pelo SUS