Hifa recebe novos integrantes da residência médica e multiprofissional

hifaorgbr

O mês de março foi repleto de valiosos ciclos de aprendizado no Hifa. Iniciamos o mês com a chegada da décima primeira turma de residentes do programa de Residência Médica e encerramos com a recepção dos residentes de Cuidados Paliativos e de Ginecologia e Obstetrícia, provenientes do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Os residentes da área multiprofissional são profissionais já graduados nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Assistente Social e Farmácia, que passam a ter como campo de prática o complexo hospitalar do grupo Hifa. Durante o programa, são acompanhados por preceptores da instituição e vivenciam ciclos de aprendizado em diversos setores ao longo de um ano nas duas unidades do Hifa, em Cachoeiro.

“Nas últimas semanas, tivemos várias ações e atividades envolvendo a questão do ensino, como o início da residência médica, a integração dos residentes do ICEPi, a integração dos internos de Medicina, a recepção e o início dos estágios da área multiprofissional. Também estamos envolvidos no edital para estágio extracurricular da Medicina. Esses processos serão conduzidos ao longo do ano”, explica Coordenadora geral do Núcleo de Ensino e Desenvolvimeno (NED) – Raiana Prúcoli Falsoni.

Ela continua, destacando que o programa de estudos beneficia ambas as partes: tanto os estudantes, que aprendem com a prática, quanto os colaboradores, que acabam dedicando maior atenção a temas sensíveis e relevantes. “Para a área de Cuidados Paliativos, o objetivo principal é aculturar os colaboradores do Hifa sobre o cuidado paliativo, gerenciar protocolos, tratar o assunto de forma mais natural e realmente implementar o cuidado paliativo aqui dentro. Na Ginecologia e Obstetrícia, também conseguimos aprimorar a área dentro do hospital.”

Para a residência médica, ao todo são 17 novos médicos residentes, sendo 10 para o programa de Pediatria, 6 para o programa de Ginecologia e Obstetrícia e um residente para o programa de Neonatologia. Eles irão se especializar no Hifa por um período de três anos (Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia) e dois anos para o programa de Neonatologia. A carga horária a ser cumprida segue as diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica.

“A residência médica é credenciada pelo Ministério da Educação e, com orçamento do Ministério da Saúde, fortalece o cenário de ensino, engradecendo a instituição. Este momento é sempre uma grande satisfação para a instituição e para o corpo clínico, que inicia mais um ciclo no desafio da formação de especialistas com excelência”, destaca a coordenadora da Residência Médica, Kátia Valéria Manhambusque.

Outros parcerias de ensino

Além do início dos programas de residência, o Hifa deu início aos estágios da área multiprofissional, em parceria com diversas instituições de ensino superior e técnico, como o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) , a UNOPAR, a Multivix e a São Camilo. O Hifa se torna, assim, um importante campo de prática para esses estagiários.

Na área médica, temos o internato, correspondente ao último período, no qual os alunos circulam pelo hospital, além dos ambulatórios, que também começaram nas semanas anteriores. Também contamos com o estágio extracurricular em medicina que, a partir deste ano, será realizado por meio de edital. O processo seletivo foi concluído na última semana, e em breve receberemos mais de 60 alunos para o estágio extracurricular no hospital.

Confira mais notícias

Destaque

Milagre da Vida no Hifa Guarapari: bebê nasce prematura extrema com 810g e recebe alta saudável

Notícias

Visita do Conselho Municipal de Saúde ao Hifa Guarapari fortalece rede de atenção

Notícias

Hifa mobiliza comunidade para campanha de cadastro de doadores de medula óssea em parceria com Hemoes e Club Lions

Notícias

Hifa está entre os poucos hospitais do Espírito Santo a oferecer analgesia de parto pelo SUS

Destaque

Agosto Dourado: Hifa reforça a importância da amamentação com atendimento humanizado e incentivo à doação de leite materno

Sem categoria

Hifa se torna primeiro hospital filantrópico do sul do estado a receber a acreditação ONA 3

Destaque

Seminário do Hifa destaca o papel da tecnologia na medicina e no diagnóstico clínico 

Notícias

Hifa amplia atuação do Médico da Qualidade para fortalecer a segurança do paciente