O Hospital Infantil “Francisco de Assis”, recebeu, na tarde desta terça-feira (02/04) a enfermeira supervisora do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, Cintia Pimenta que ministrou uma palestra explicativa sobre a doação de sangue. O objetivo foi motivar o público em geral, especialmente os funcionários e amigos do Hospital Infantil a tornarem-se doadores de sangue para o Hifa.
A palestra abordou temas como a realidade da demanda de doadores de sangue, etapas do processo de doação e esclareceu mitos que em alguns casos, impedem as pessoas de fazerem suas doações. “No Brasil apenas 1% da população realiza doações periódicas. Se esse número subisse para dois, não precisariamos fazer campanhas pedindo doações“, disse a enfermeira Cintia.
Ao final a assistente social do Hifa, Carolina Batista apresentou a campanha de Doação de Sangue que o hospital estará promovendo com destaque para o dia D que será no próximo dia 04 de maio quando uma grande panfletagem explicativa será feita pelos funcionários do Hifa nas ruas de nossa cidade. Além disso, Carolina e o setor de Comunicação e Marketing do hospital prepararam uma singela homenagem aos sete funcionários que doaram sangue para o Hifa abrindo a campanha. “Eles foram lá movidos pela solidariedade e pela simples vontade de fazer o bem, independente da campanha então tínhamos que agradecer”, disse a assessora de comunicação do Hifa, Helena Valadão. São eles: Heroz Francisco (transporte), Larissa Calegari (compras), Suelen Rizo (segurança do trabalho), Elion Porcari Neto (almoxarifado), Gustavo Duarte (faturamento), Roberto Correa (transporte) e Estêvão Galvão (rotativo).
Encerrando a palestra, a enfermeira Cintia realizou sorteio de brindes e distribuiu panfletos com as informações passada durante sua explicação.
O Banco de Sangue da Santa Casa de Cachoeiro atende ao Hospital Infantil. Em 2012, foram realizados 574 transfusões e apenas 22 comparecimentos de doadores para o Hifa. Com a Campanha “doação que salva vidas”, que será permanente e não somente nos próximos meses, o Hospital Infantil espera aumentar o número de doadores pois agora, com todas as informações e esclarecimentos, os funcionários do Hifa atuaram como multiplicadores e levarão para amigos e parentes as informações sobre doação de sangue. “Assim vamos envolver toda a Sociedade nesta ação tão sublime e de fundamental importância para aqueles que necessitam.” Destacou Carolina.