HIFA participa de Caminhada Verde

hifaorgbr

No próximo sábado, dia 28 de setembro, vai acontecer a “Caminhada Verde”, um evento aberto à população que vai contar com a participação dos colaboradores do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, HIFA. Além disso, familiares de doadores, entidades e clubes de serviços da região, pessoas que aguardam por um transplante e profissionais de saúde prometem marcar presença. O intuito é sensibilizar as pessoas para que conversem com as famílias sobre a doação de órgãos. 

A mobilização que consistiu na realização do I Fórum Sul Capixaba de Doação de Órgãos e na realização da caminhada é fruto da parceria entre os hospitais da Santa Casa de Misericórdia, o Evangélico, Infantil e Unimed, numa integração inédita em torno do Setembro Verde, no mês dedicado à causa.

Conheça o trajeto

A caminhada vai passar pelas ruas centrais da cidade, com início e término na Praça Jerônimo Monteiro, passando pela avenida Beira Rio, rua Bernardo Horta e Capitão Deslandes, com previsão de início às 9h.

Doação de órgãos

O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto (paciente em morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral) com autorização de um familiar).

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde.

Quero ser doador

Se você quer ser doador de órgãos, primeiramente avise a sua família. Os principais passos para doar órgãos são:

  • Converse com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos.
  • No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Com informações do Ministério da Saúde

Confira mais notícias

Destaque

Lideranças do ES articulam verbas em Brasília para a ampliação do Hifa

Notícias

Minicurso de sutura é realizado no Hifa em parceria com o Coren-ES

Notícias

Abril Verde: Hifa reforça a importância dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho

Destaque

Abril pela Segurança do Paciente: Hifa realiza Webinar para capacitar profissionais da área da saúde

Destaque

Hospital Dr. Luiz Buaiz recebe visita de deputados da Comissão de Saúde da Ales

Destaque

Hifa realiza demonstração financeira de 2024 com participação de novos associados 

Destaque

Projeto HIFA nas comunidades realiza primeira etapa no bairro Sumaré

Destaque

Novo projeto de hospitalidade reforça atendimento humanizado nas unidades do Hifa