O Serviço de Controle de Infecções hospitalares (SCIH) do Hospital Infantil “Francisco de Assis (Hifa) se reuniu com o corpo técnico na manhã desta terça-feira para o lançamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidente com Perfurocortante, composta pela diretoria técnica, gerência administrativa, CCIH, segurança do trabalho, almoxarifado, CME, gerência de enfermagem, equipe laboratorial de biossegurança.
A criação desta comissão é uma exigência do Ministério da Saúde e se fez necessária devido à exposição ocupacional a patógenos de transmissão sanguínea provocada por acidentes com agulhas e outros materiais perfurocortante. É um problema grave porém de fácil prevenção. “Um efetivo programa de prevenção de acidentes inclui diversos componentes que devem atuar em conjunto para prevenir que os trabalhadores da saúde sofram acidentes de trabalho com agulhas e outros materiais perfurocortante”, destacou a enfermeira Patrícia Angeleti, responsável pelo SCIH do hospital.
“O conceito do programa é aquele que envolve uma abordagem sistemática, ampla e organizacional cuja melhoria contínua do desempenho de todos os processos empregados caminham em direção ao provimento de produtos e serviços de qualidade.”, concluiu.