Na última sexta-feira (12), o Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz – Hifa Guarapari recebeu autoridades, professores, alunos e representantes do poder público para celebrar a assinatura de um convênio com a FAESA Medicina. O acordo permitirá que estudantes da instituição atuem em campo no Hospital, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e assistência em saúde.
O evento, que reuniu cerca de 60 alunos, contou com a presença do prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges; do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann; da secretária municipal de Saúde, Larissa Santório; do procurador-geral do município, Thiago Gobbi; da presidente da Câmara Municipal, Sabrina Astori, e dos vereadores Anselmo Bigossi e Rosana Pinheiro.
O superintendente do Hifa, Jailton Pedroso, ressaltou que a consolidação da instituição em Guarapari só foi possível graças à união entre diferentes esferas de governo.
“Essa instituição está erguida graças ao trabalho valoroso do governo do Estado. Foram 16 mil vidas de Guarapari e turistas que nasceram no hospital, um ganho espetacular para todos nós. O governador Renato Casagrande soube com grandeza conceder a nossa instituição a gestão dessa unidade e, em parceria com o prefeito Rodrigo Borges, seguimos ampliando os serviços do pronto atendimento. A eficiência toma conta da nossa gestão”, afirmou.
O reitor da FAESA, Alexandre Teodoro, destacou a relevância do convênio para a formação dos estudantes.
“Os alunos chegam a um momento em que precisam vivenciar situações reais do dia a dia. No Hifa, eles terão essa oportunidade, enquanto os pacientes ganham um atendimento ainda mais humanizado, técnico e acolhedor. Que é a proposta do Hifa e que também faz parte do nosso trabalho”, declarou
Na mesma linha, o secretário da saúde do Estado, Tyago Hoffmann, classificou o momento como histórico.
“Estamos juntando o Hifa, que já presta um grande serviço ao SUS, e a FAESA, uma das instituições mais tradicionais do Estado. Quem ganha, acima de tudo, é a população, que passa a ter um atendimento enriquecido pela presença da academia”, disse.
O prefeito Rodrigo Borges também reforçou o impacto da parceria para o município.
“Isso mostra a importância de ter um hospital e a grandeza que ele está tendo ao município e agora, com a presença dos estudantes e residentes, teremos um fluxo maior de profissionais, agilidade no atendimento e ainda mais conhecimento sendo aplicado. O município só tem a ganhar, e a cidade saúde agora vai fazer jus a esse nome que tem”, comemorou.
A secretária municipal de Saúde, Larissa Santório, ressaltou que a chegada dos acadêmicos abre novas portas para a cidade. “Antes não havia estudantes de Medicina em Guarapari. Esse convênio é um avanço e já vamos estudar formas de parceria também junto à Secretaria, junto às unidades básicas de saúde, para ver o que eles podem estar prestando nesse serviço para a população”, afirmou.
A presidente da Câmara, Sabrina Astori, enfatizou o simbolismo da conquista: “Finalmente vemos o município fazendo jus ao nome de ‘cidade de saúde’. É um passo importante para o desenvolvimento local e para os futuros profissionais”, declarou.
O entusiasmo também esteve presente entre os alunos. Filipi Maia, estudante do 3º período de Medicina, destacou a chance de colocar em prática o que aprende na faculdade.
“É uma oportunidade maravilhosa. Na faculdade aprendemos em ambiente controlado, no hospital a gente vai ter a oportunidade de aplicar isso na prática. A estrutura do hospital é impressionante, limpa, organizada e acolhedora”, disse.
Com o novo convênio, o Hifa fortalece seu papel como referência em saúde na região, enquanto a FAESA amplia os campos de prática para seus alunos, consolidando a integração entre ensino e serviço em benefício da população.