Na última sexta-feira (12), o HIFA em parceria com a Rami Sul, promoveu a capacitação “Atenção a pré-natal”, direcionada aos médicos, enfermeiros e profissionais multi que atuam na rede básica da região Sul, responsáveis pelo atendimento das gestantes de alto risco de 26 municípios e de risco habitual de 7 municípios. O curso aconteceu no auditório da Multivix e reuniu mais de 100 pessoas.
A Dra. Rosely Freixo, Obstetras e Coordenadora do HIFA Maternidade, conduziu a capacitação e ressaltou a importância do trabalho conjunto da rede básica para um pré-natal bem realizado. “O nosso objetivo é buscar mais proximidade dos profissionais das UBS para que tenhamos mais efetividade no pré-natal, que vai refletir diretamente na saúde e segurança da mamãe e do bebê. Isso porque a nossa atenção também deve se voltar a todo trajeto que essa gestante vai percorrer até chegar o momento do parto”, explicou.
Essa parceria, segundo Bruna Lovatte, servidora da SESA e Referência Técnica da Rede de Atenção Materna e Infantil da Região Sul (RAMI-Sul), vai muito além do momento da gravidez. “Precisamos pensar na Rede de Atenção à Saúde como um todo, envolver os profissionais dos três níveis de atenção (Primária, Especializada e Hospitalar) para que o binômio (mãe/bebê) seja bem assistido no pré-natal, parto e puerpério e a criança acompanha com qualidade durante seu desenvolvimento até os dois anos de vida. Lembrando que esse cuidado deve começar antes no Planejamento Sexual e Reprodutivo, dando a mulher a possibilidade de escolher de forma adequada quando deseja procriar, ampliando o acesso igualitário aos métodos contraceptivos, DIU e a laqueadura e evitar assim uma gravidez indesejada”, ressaltou.
Sobre a parceria com o HIFA, Bruna ressaltou a importância. “Essa parceria com o HIFA vem dando muitos frutos, mas temos outros projetos já em desenvolvimento que vem de encontro a fortalecer o trabalho em Rede“, finalizou.
Maternidade HIFA
Hoje o HIFA é uma maternidade portas abertas e é referência para toda a região Sul, com três obstetras de plantão 24 horas, todos os dias da semana. Por mês são realizados mais de 1.600 atendimento e cerca de 400 partos.