HIFA completa um mês como referência para casos de hemorragia digestiva alta e baixa

hifaorgbr

Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), e com objetivo de suprir demanda existente no Sul do Estado, o HIFA Aquidaban completa um mês desde que se tornou referência para os casos de hemorragia digestiva alta e baixa. Com isso, pacientes de Cachoeiro de Itapemirim e região não precisam mais ser deslocados para o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, referência no Estado para este tipo de sintomas.  

O serviço, que começou no início de fevereiro, é coordenado pelo Dr. Ricardo Dardengo Gloria, que possui residência médica em Endoscopia Digestiva e Endoscopia Terapêutica pelo INCA-RJ. Também compõe a equipe a Dra. Lyvia Barbosa Machado. Ela possui residência médica em Endoscopia Digestiva pelo A.C. Camargo-SP.

Dr. Ricardo esclarece que por meio da endoscopia terapêutica, é possível diminuir mais de 80% as chances de mortalidade entre pacientes nessas condições. “Temos todo equipamento de suporte e acessórios endoscópicos que um centro de hemorragia digestiva precisa. Além disso, equipe capacitada e disponível 24h, sete dias na semana”, disse.

Ainda, conta com estrutura hospitalar completa, sendo sete leitos de emergência possibilitando atendimentos simultâneos e leitos de retaguarda em enfermaria, UTI e sala vermelha. “O que se espera é o atendimento de cerca de 10 pacientes por semana, no entanto, estamos preparados para 10 ao dia, com a possibilidade de leitos extra se necessário for”, acrescentou.

Para o superintendente do HIFA, Jailton Pedroso, trata-se de mais um ganho para a população do sul do Estado. “Agora a região possui um serviço resolutivo e de qualidade com atendimento 24h. Além é claro, de não precisar mais deslocá-lo para a Serra. Era cerca de três horas de estrada, podendo ser mais a depender do trânsito. Sem falar dos riscos desse deslocamento aos pacientes nesta condição”, finalizou. 

Mas quando procurar ajudar e onde?

O Dr. Ricardo orienta que em situações de sintomas como vômito com sangramento vivo ou sangue coagulado nas fezes, principalmente em pacientes mais graves com problemas no fígado, a recomendação é buscar um Pronto Atendimento, um Hospital Geral, ou o SAMU. Estes serviços farão o acompanhamento ao HIFA.

Confira mais notícias

Hifa Guarapari

Em visita ao Hifa Guarapari, procurador-geral do município reforça parceria pela saúde

Notícias

Hospital realiza chá de bebê e ensaio fotográfico para gestantes em longa internação 

Notícias

Hifa Guarapari recebe visita de representantes do Sindicig, Risa e Redes de Voluntários

Notícias

Nova lei coloca saúde mental como prioridade nas empresas

Notícias

Hifa realiza seminário com destaque no papel da tecnologia na medicina e no diagnóstico clínico

Notícias

Hifa registra avanços na pediatria durante pico de doenças respiratórias

Destaque

Hifa recebe homenagem da Câmara Municipal de Cachoeiro pelos 54 anos de história

Sem categoria

Representantes religiosos destacam a qualidade do atendimento em visita ao Hifa Guarapari