Desde setembro de 2023, o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa) deu um importante passo em direção à consolidação de uma gestão transparente e ética ao implementar as políticas de Compliance em todos os seus hospitais e departamentos. A iniciativa reforça o compromisso do Hifa com a integridade, eficiência e confiança em suas operações.
O programa incluiu treinamentos direcionados a todos os colaboradores, com o objetivo de ampliar a compreensão das políticas de Compliance e reforçar a importância do respeito e da conformidade em todos os níveis da organização.
“O Compliance nada mais é do que agir de acordo com a legislação. O Hifa possui 10 políticas de Compliance e um Código de Conduta que enfatizam o respeito. Durante os treinamentos, realizamos avaliações de reação para coletar o feedback dos participantes e aperfeiçoar o processo. Foram quatro dias e seis noites de capacitação somente na unidade do Aquidaban”, explicou Ana Cecília Backer Sossai Cypriano, analista de Compliance do Hifa.
As 10 políticas de Compliance do Hifa
O programa de Compliance do Hifa abrange um conjunto de 10 políticas que visam mitigar riscos e combater práticas lesivas, como corrupção, suborno e lavagem de dinheiro. Entre as principais diretrizes estão:
- Política de Compliance;
- Política de Patrocínios, Doações e Organização de Eventos;
- Política de Due Diligence;
- Política de Relacionamento com a Administração Pública;
- Política de Consequências;
- Política de Conflito de Interesses;
- Política de Brindes, Hospitalidades e Presentes;
- Política de Compras e Contratação de Terceiros;
- Política de Fusões, Aquisições e Outras Operações Societárias;
- Política de Registros e Controles Contábeis.
Essas políticas reforçam o compromisso do Hifa em atuar de forma ética, tanto nas interações com a Administração Pública quanto nas relações com colaboradores, fornecedores e parceiros.
Canal de Ética: um espaço seguro para denúncias
Como parte do programa, o Hifa também disponibilizou um Canal de Ética, ferramenta que garante um ambiente seguro e confidencial para o registro de denúncias relacionadas a fraudes, assédio, bullying e outras condutas inadequadas.
“Todos podem utilizar o Canal de Ética — colaboradores, conselheiros, fornecedores, parceiros e até pacientes. É um sistema seguro que permite relatos anônimos, mas que dependem de informações consistentes para que possam ser investigados,” ressaltou Ana Cecília.