HFA inicia encontros entre enfermeiros para melhorar atendimento às gestantes

hifaorgbr

Para aderir a estratégia da Rede Cegonha e melhorar ainda mais o atendimento às gestantes, o Hospital e Maternidade Francisco de Assis lançou o 1º Encontro da Maternidade, com o objetivo de integrar toda a equipe de enfermagem aos cuidados direcionados à mulher durante o trabalho de parto. A ideia de aperfeiçoar o atendimento faz parte dos planos do HFA para 2018 e os seminários devem acontecer a cada três meses.

Ministrado pela enfermeira que atua no hospital há quatro anos e atualmente se especializa em enfermagem obstétrica pela Ufes, Thaís Roza, os encontros tiveram início a partir de uma estratégia implantada pelo Ministério da Saúde para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez. Esta é uma das políticas de saúde exigidas pela OMS.

“O objetivo principal é para que a gente conduza o parto de uma forma respeitada, de acordo com a vontade da mulher. Não que isso não exista hoje, mas é um aprimoramento para que a equipe se inteire, para que a gente consiga atender cada vez melhor quando for o momento do trabalho de parto”, explica Thaís, que atua na área há cinco anos.

A novidade para os enfermeiros e técnicos de enfermagem do setor materno é algo positivo, pois assim, eles conseguem caminhar ao lado da evolução que a maternidade obstétrica encara frequentemente. “Hoje nós temos um olhar diferenciado para a gestante e para seu puerpério do pós-parto. A intenção do nosso trabalho é proporcionar o melhor para esta mulher enfrentar o momento mais feliz da vida dela. Poder fazer parte, de uma forma significante, é muito satisfatório. Cada parto é uma nova realização”, ressalta a enfermeira Herica Moura.

Durante os encontros, a palestrante Thaís Roza pretende esclarecer todos os detalhes que envolvam este assunto. Para o próximo encontro que está previsto para janeiro, o que será trabalhado é a utilização dos métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto. “Este aperfeiçoamento dos profissionais é também uma forma de quebrar o medo de muitas gestantes que chegam aqui sem terem o conhecimento do que de fato ocorre durante o parto”, finaliza Thaís.

O que é a Rede Cegonha?

É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

por Larissa Castro – da folhaonline.es

 

Confira mais notícias

Destaque

Milagre da Vida no Hifa Guarapari: bebê nasce prematura extrema com 810g e recebe alta saudável

Notícias

Visita do Conselho Municipal de Saúde ao Hifa Guarapari fortalece rede de atenção

Notícias

Hifa mobiliza comunidade para campanha de cadastro de doadores de medula óssea em parceria com Hemoes e Club Lions

Notícias

Hifa está entre os poucos hospitais do Espírito Santo a oferecer analgesia de parto pelo SUS

Destaque

Agosto Dourado: Hifa reforça a importância da amamentação com atendimento humanizado e incentivo à doação de leite materno

Sem categoria

Hifa se torna primeiro hospital filantrópico do sul do estado a receber a acreditação ONA 3

Destaque

Seminário do Hifa destaca o papel da tecnologia na medicina e no diagnóstico clínico 

Notícias

Hifa amplia atuação do Médico da Qualidade para fortalecer a segurança do paciente