O Hospital Francisco de Assis (HFA) realizou cirurgias eletivas nesta segunda-feira (30/06) em seis crianças e na quinta-feira (03/07), outras oito crianças passam pelo procedimento. Todas as intervenções cirúrgicas são de hérnia abdominal.
“Ás cirurgias eletivas são procedimentos que não precisam ser realizadas em caráter de urgência, ou seja, podem ser agendadas. Nós do hospital, recebemos essa listagem da Secretaria Estadual de Saúde para então realizarmos o procedimento”, explica a Coordenadora de Enfermagem, Keila Martins.
Ao todo, o HFA tem a capacidade de realizar 65 cirurgias pediátricas / mês que contemplam cirurgias de adenoide, fimose, hérnia abdominal, apendicectomia entre outras.
No total, oito profissionais são responsáveis por fazer as cirurgias, entre eles, três cirurgiões, um anestesista, um enfermeiro e três técnicos de centro cirúrgico.
Inaugurando mais essa modalidade, agora podemos dizer que o HFA está em pleno funcionamento, com a UTI Neonatal e Pediátrica, Centro Cirúrgico-Obstétrico, Pronto Atendimento Infantil, Pronto Socorro Obstétrico, além do suporte de diagnóstico laboratorial e por Imagem (Ultrassom e Raio X)”, explica a gente enfermagem, Keila Martins.
Para fazer uma cirurgia eletiva, o paciente deve passar por uma avaliação médica na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), e o médico indica a necessidade desse paciente para realizar a cirurgia.
Hospital Francisco de Assis
Endereço: Rua Antônio Lira Monjardim s/n° – Praia do Morro
Telefone: 27 3362-6555 / 3362-6217
Tayla Oliveira