O Hospital Materno Infantil do Aquidaban, agora gerido pelo Hifa, teve garantida a verba de R$3 milhões para compra de equipamentos para os ambientes de internação de recém-nascidos (unidade intensiva e intermediária) e para internação de lactantes e gestantes. A quantia é fruto de uma emenda parlamentar do Senador Ricardo Ferraço.
"Estou muito feliz em poder cumprir com o prometido e contribuir para que o Hospital Materno-Infantil de Cachoeiro tenha condições de oferecer um melhor atendimento pelo SUS, beneficiando todo o Sul do nosso Estado", afirmou o senador Ricardo Ferraço.
O hospital Materno-Infantil terá 130 leitos, sendo 20 de gestação de alto risco, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), 10 leitos UTI adulto, 45 leitos de alojamento conjunto (mãe, bebê e acompanhante), 20 de Unidade Neonatal de Cuidados Intermediários Convencional (UCINco), 10 de UCINca e cinco leitos para o centro de parto normal.
A nova unidade vai implementar os serviços já oferecidos na região e será referência para gestação de alto risco para os 26 municípios da região sul e risco habitual para: Alfredo Chaves, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Vargem Alta e Rio Novo do Sul, gerando mais qualidade na assistência prestada à mulher e à criança no sul do Estado.