DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO – DIA AZUL

hifaorgbr

Por: Zenilda Leite Baptista  

Coord. R. Humanos e Idealizadora do Projeto de Inclusão do HIFA.

 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e ficou estabelecido que o dia 02 de abril devesse constar dos calendários mundiais como o DIA AZUL– data em que todos os envolvidos pela causa Autista deveriam propor ações e promover eventos em favor do Movimento Autista e das Crianças, Jovens e Adultos Azuis espalhados pelo mundo.

 

Em 02 abril de 2010 durante as comemorações do Dia A, a ONU declarou que, segundo especialistas de diversos países, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

 

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de socialização, comunicação e de comportamento do indivíduo, o que consequentemente dificulta sua capacidade de estabelecer relacionamentos, de comunicar-se e de responder apropriadamente segundo as normas que regulam os ambientes que frequenta. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), também conhecido como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID). Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

 

Pesquisas recentes divulgadas em 2010, porém com dados colhidos em 2008, pela CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) informa que a prevalência de autismo em média, afeta uma em cada 88 crianças nascidas nos Estados Unidos.

 

No Brasil Dr. Marcos Tomanik Mercadante, psiquiatra autor de diversos estudos na área de psiquiatria da criança e do adolescente, realizou o primeiro estudo de epidemiologia do autismo da América Latina, publicado em fevereiro de 2011 (com dados de 2010), através de um projeto piloto com amostragem na cidade paulista de Atibaia – ele aferiu a prevalência de um caso de autismo para cada 368 crianças de 7 a 12 anos.

 

Dr. Marcos Tomanik Mercadante morreu em 2 de Julho de 2011, em São Paulo, aos 51 anos deixando vários livros escritos e artigos publicados sobre o Transtorno do Espectro Autista e foi um dos fundadores da ONG Autismo e Realidade “que procura favorecer a busca e a divulgação do conhecimento acerca do Autismo, com o objetivo de melhorar a capacidade de adaptação e qualidade de vida das pessoas com autismo e seus familiares1”.

Estimou-se em 2007 que no Brasil, país com uma população de cerca de 190 milhões de pessoas naquele ano, havia cerca de 1 milhão de casos de autismo, segundo o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo2

 

ABRACE ESTA CAUSA – VISTA A CAMISA AZUL E COMEMORE O DIA AZUL.

 

 

Fontes:

 (1) http://www.autismoerealidade.com.br/about/

(2) http://www.revistaautismo.com.br/

http://www.ama.org.br/

Confira mais notícias

Notícias

Hospital Geral de Guarapari realiza mais de 30 mil atendimentos desde janeiro de 2025

Notícias

Multiplicador de Saberes reforça cultura de aprendizado no Hifa

Notícias

Coincidência: Irmãos se tornam pais no mesmo dia na Maternidade do Hifa

Notícias

Hospital Dr. Luiz Buaiz recebe visita da CDL, Repas e grupo comunitário de Guarapari

Notícias

Hifa completa 54 anos e anuncia construção do Bloco 2 para ampliação da assistência hospitalar pelo SUS

Notícias

Rede de voluntários do Hifa realiza ação de doação de sangue 

Notícias

Hifa em Cachoeiro realiza Plantão Junino

Notícias

Hifa Cachoeiro promove evento de integração para colaboradores e suas famílias