Com o objetivo de conscientizar a população sobre o Coronavírus – COVID-19, surgiram alguns canais online. O próprio Ministério da Saúde lançou um aplicativo chamado Coronavírus-SUS. Ele está disponível gratuitamente para celulares com sistema operacional ANDROID (Google Play) e IOS (App Store).
Entre as funcionalidades, o App informa os sintomas, como se prevenir, o que fazer em casos suspeitos, além de possuir mapa indicando unidades de saúde próximas. É possível ainda, conferir se os sintomas são compatíveis ao do Corona, e caso seja, o internauta é instruído e encaminhado a unidade de saúde básica mais próxima; há ainda notícias oficial do Ministério da Saúde com foco no Corona Vírus e materiais oficiais que podem ser compartilhados.
Disque Saúde 136
Outro canal é o Disque Saúde 136. Ao ligar é possível digitar 1 e ter acesso a mais informações sobre o Coronavírus com os atendentes. Há opção para cidadão comum se informar e também para médicos e enfermeiros que tenham dúvidas sobre a conduta adequada com casos suspeitos. Por meio desse número é possível também fazer notificação de caso.
Site Corona BR
O site Corona BR http://coronabr.com.br reúne diversas informações sobre o vírus, mas vai além. Possui um enfermeiro virtual que faz algumas perguntas ao internauta e indica o que é necessário fazer em um primeiro momento.
Site Ministério da Saúde
É possível se informar através do site oficial do Ministério da Saúde https://coronavirus.saude.gov.br/. Nele é possível acessar dados como: modo de transmissão, tratamento, boletim epidemiológico, plano de contingência, fake news, além de materiais educativos.
Whatsapp do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde também lançou um Whatsapp em que é possível ter acesso a fontes confiáveis de informação quando o assunto é COVID-19. O objetivo da ferramenta é combater as fake news sobre o tema, mantendo a população informada com o uso de notícias e conteúdo verificado pelo próprio setor. O atendimento é gratuito e realizado por um robô ou bot de atendimento automático respondendo dúvidas mais comuns, como, por exemplo, os principais sintomas e algumas orientações sobre a doença. Além disso, o bot também orienta os usuários sobre como agir diante de casos suspeitos, quais são as formas de contaminação e desmentir alguns boatos que circulam pela plataforma de mensagens instantâneas.
Existem duas maneiras de ter acesso ao bot criado pelo Ministério da Saúde: Pelo celular: basta salvar o número +55 (61) 9938-0031 e enviar a mensagem “Oi” para iniciar a conversa; ou pelo WhatsApp Web: é necessário acessar este link para começar a conversar com o bot.
Vale ressaltar que esses meios tem objetivo, além de conscientizar a população, evitar que saiam de casa ou buscam atendimento médico sem real necessidade.
Nos casos gripais, devem buscar unidade de saúde quando apresentar febre constante e tosse que permanecem mesmo com os cuidados básicos em casa. E somente procurar o hospital se os sintomas forem: febre alta e persistente, tosse e dificuldade para respirar ou falta de ar.