Canais online auxiliam nas informações sobre o Coronavírus

hifaorgbr

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o Coronavírus – COVID-19, surgiram alguns canais online. O próprio Ministério da Saúde lançou um aplicativo chamado Coronavírus-SUS. Ele está disponível gratuitamente para celulares com sistema operacional ANDROID (Google Play) e IOS (App Store).

Entre as funcionalidades, o App informa os sintomas, como se prevenir, o que fazer em casos suspeitos, além de possuir mapa indicando unidades de saúde próximas. É possível ainda, conferir se os sintomas são compatíveis ao do Corona, e caso seja, o internauta é instruído e encaminhado a unidade de saúde básica mais próxima; há ainda notícias oficial do Ministério da Saúde com foco no Corona Vírus e materiais oficiais que podem ser compartilhados.

Disque Saúde 136

Outro canal é o Disque Saúde 136. Ao ligar é possível digitar 1 e ter acesso a mais informações sobre o Coronavírus com os atendentes. Há opção para cidadão comum se informar e também para médicos e enfermeiros que tenham dúvidas sobre a conduta adequada com casos suspeitos. Por meio desse número é possível também fazer notificação de caso.

Site Corona BR

O site Corona BR http://coronabr.com.br reúne diversas informações sobre o vírus, mas vai além. Possui um enfermeiro virtual que faz algumas perguntas ao internauta e indica o que é necessário fazer em um primeiro momento.

Site Ministério da Saúde

É possível se informar através do site oficial do Ministério da Saúde https://coronavirus.saude.gov.br/. Nele é possível acessar dados como: modo de transmissão, tratamento, boletim epidemiológico, plano de contingência, fake news, além de materiais educativos.

Whatsapp do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde também lançou um Whatsapp em que é possível ter acesso a fontes confiáveis de informação quando o assunto é COVID-19. O objetivo da ferramenta é combater as fake news sobre o tema, mantendo a população informada com o uso de notícias e conteúdo verificado pelo próprio setor. O atendimento é gratuito e realizado por um robô ou bot de atendimento automático respondendo dúvidas mais comuns, como, por exemplo, os principais sintomas e algumas orientações sobre a doença. Além disso, o bot também orienta os usuários sobre como agir diante de casos suspeitos, quais são as formas de contaminação e desmentir alguns boatos que circulam pela plataforma de mensagens instantâneas.

Existem duas maneiras de ter acesso ao bot criado pelo Ministério da Saúde: Pelo celular: basta salvar o número +55 (61) 9938-0031 e enviar a mensagem “Oi” para iniciar a conversa; ou pelo WhatsApp Web: é necessário acessar este link para começar a conversar com o bot.

 

Vale ressaltar que esses meios tem objetivo, além de conscientizar a população, evitar que saiam de casa ou buscam atendimento médico sem real necessidade.

Nos casos gripais, devem buscar unidade de saúde quando apresentar febre constante e tosse que permanecem mesmo com os cuidados básicos em casa. E somente procurar o hospital se os sintomas forem: febre alta e persistente, tosse e dificuldade para respirar ou falta de ar.

Confira mais notícias

Destaque

Lideranças do ES articulam verbas em Brasília para a ampliação do Hifa

Notícias

Minicurso de sutura é realizado no Hifa em parceria com o Coren-ES

Notícias

Abril Verde: Hifa reforça a importância dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho

Destaque

Abril pela Segurança do Paciente: Hifa realiza Webinar para capacitar profissionais da área da saúde

Destaque

Hospital Dr. Luiz Buaiz recebe visita de deputados da Comissão de Saúde da Ales

Destaque

Hifa realiza demonstração financeira de 2024 com participação de novos associados 

Destaque

Projeto HIFA nas comunidades realiza primeira etapa no bairro Sumaré

Destaque

Novo projeto de hospitalidade reforça atendimento humanizado nas unidades do Hifa