Canais online auxiliam nas informações sobre o Coronavírus

hifaorgbr

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o Coronavírus – COVID-19, surgiram alguns canais online. O próprio Ministério da Saúde lançou um aplicativo chamado Coronavírus-SUS. Ele está disponível gratuitamente para celulares com sistema operacional ANDROID (Google Play) e IOS (App Store).

Entre as funcionalidades, o App informa os sintomas, como se prevenir, o que fazer em casos suspeitos, além de possuir mapa indicando unidades de saúde próximas. É possível ainda, conferir se os sintomas são compatíveis ao do Corona, e caso seja, o internauta é instruído e encaminhado a unidade de saúde básica mais próxima; há ainda notícias oficial do Ministério da Saúde com foco no Corona Vírus e materiais oficiais que podem ser compartilhados.

Disque Saúde 136

Outro canal é o Disque Saúde 136. Ao ligar é possível digitar 1 e ter acesso a mais informações sobre o Coronavírus com os atendentes. Há opção para cidadão comum se informar e também para médicos e enfermeiros que tenham dúvidas sobre a conduta adequada com casos suspeitos. Por meio desse número é possível também fazer notificação de caso.

Site Corona BR

O site Corona BR http://coronabr.com.br reúne diversas informações sobre o vírus, mas vai além. Possui um enfermeiro virtual que faz algumas perguntas ao internauta e indica o que é necessário fazer em um primeiro momento.

Site Ministério da Saúde

É possível se informar através do site oficial do Ministério da Saúde https://coronavirus.saude.gov.br/. Nele é possível acessar dados como: modo de transmissão, tratamento, boletim epidemiológico, plano de contingência, fake news, além de materiais educativos.

Whatsapp do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde também lançou um Whatsapp em que é possível ter acesso a fontes confiáveis de informação quando o assunto é COVID-19. O objetivo da ferramenta é combater as fake news sobre o tema, mantendo a população informada com o uso de notícias e conteúdo verificado pelo próprio setor. O atendimento é gratuito e realizado por um robô ou bot de atendimento automático respondendo dúvidas mais comuns, como, por exemplo, os principais sintomas e algumas orientações sobre a doença. Além disso, o bot também orienta os usuários sobre como agir diante de casos suspeitos, quais são as formas de contaminação e desmentir alguns boatos que circulam pela plataforma de mensagens instantâneas.

Existem duas maneiras de ter acesso ao bot criado pelo Ministério da Saúde: Pelo celular: basta salvar o número +55 (61) 9938-0031 e enviar a mensagem “Oi” para iniciar a conversa; ou pelo WhatsApp Web: é necessário acessar este link para começar a conversar com o bot.

 

Vale ressaltar que esses meios tem objetivo, além de conscientizar a população, evitar que saiam de casa ou buscam atendimento médico sem real necessidade.

Nos casos gripais, devem buscar unidade de saúde quando apresentar febre constante e tosse que permanecem mesmo com os cuidados básicos em casa. E somente procurar o hospital se os sintomas forem: febre alta e persistente, tosse e dificuldade para respirar ou falta de ar.

Confira mais notícias

Notícias

Hifa Aquidaban empossa nova diretora técnica

Notícias

Hifa promove Jornada pelo Parto Seguro e reúne especialistas em saúde materna

Destaque

Com administração do Hifa, Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz completa um ano de funcionamento em Guarapari

Notícias

Hifa realiza processo seletivo para residência médica

Notícias

Hifa promove dinâmicas especiais durante o Setembro Amarelo 

Notícias

Doe Órgãos, Doe Esperança – Setembro Verde no Hifa 

Notícias

Setembro Laranja no Hifa – Atenção para a Segurança do Paciente 

Destaque

Hifa Guarapari firma convênio com a FAESA Medicina para estágio de alunos