Câmara vai decidir doação do Hospital do Aquidaban

hifaorgbr

O prefeito Carlos Casteglione (PT) assinou, na sexta-feira (09), o projeto de Lei do Executivo que será encaminhado, esta semana, à Câmara Municipal para apreciação e votação sobre a doação do terreno do hospital do Aquidaban para o Hospital Infantil Francisco de Assis. A solenidade aconteceu no auditório do Hifa e contou com as presenças do presidente da instituição Winston Roberto Soares Machado; do superintendente Jailton Pedroso. Dos deputados federal Evair de Mello, e estadual, Rodrigo Coelho; da maioria dos vereadores, além de membros do conselho deliberativo do hospital e outras autoridades.

 

Casteglione enumerou as etapas do processo que busca transformar o local, onde hoje funciona o setor administrativo do Centro Regional de Especialidades (CRE), da Secretaria Estadual de Saúde, num hospital Materno-Infantil que irá atender a todo o sul do Estado. “Esse processo caminha desde novembro de 2010, quando fizemos recurso ao Tribunal de Contas da União pedindo para que o prédio recebesse investimento sem que fossem interrompidas as investigações sobre os convênios anteriores. Na sequência, após lançamento de edital convocando entidades interessadas em gerir o hospital, o Hifa acabou conseguindo o credenciamento”, pontuou.

 

 No início deste ano, o Ministério Público Federal, que havia apontado a necessidade do processo de seleção, autorizou ainda o retorno, para a prefeitura, da posse do terreno, que chegou a ser doado para o governo estadual em 2013. Esse termo foi assinado na segunda-feira com o governo do Estado.

 

“Agora, aguardamos dos nossos vereadores a apreciação e aprovação da proposta para que seja dado início ao processo de adequação e compra de equipamentos. É uma longa jornada, mas que precisamos dar o primeiro passo”, planeja o prefeito.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Julio Ferrari (PV), garantiu celeridade na análise do projeto e votação em plenário. “Temos um prazo regimental de 45 dias, mas acredito que com a boa vontade dos vereadores iremos reduzir esse tempo e, em duas próximas sessões iremos aprovar a iniciativa que traz benefícios para as mães e seus filhos”, adiantou.

 

O superintendente do Hifa, Jailton Pedroso, lembrou do trabalho realizado junto ao hospital Infantil de Guarapari (HFA) e que trouxe benefícios para as gestantes com a implantação do parto humanizado, além de capacitar os profissionais com o novo modelo de atenção preconizado pela Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

 

“Conseguimos colocar aquela unidade integrada ao Hifa em pouco menos de quatro meses. Em Cachoeiro, pretendemos dar a mesma celeridade a todo processo para o funcionamento pleno da maternidade. É uma tarefa difícil, mas que será vencida com o trabalho de todos os envolvidos na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, completou.

 

Confira mais notícias

Hifa Guarapari

Em visita ao Hifa Guarapari, procurador-geral do município reforça parceria pela saúde

Notícias

Hospital realiza chá de bebê e ensaio fotográfico para gestantes em longa internação 

Notícias

Hifa Guarapari recebe visita de representantes do Sindicig, Risa e Redes de Voluntários

Notícias

Nova lei coloca saúde mental como prioridade nas empresas

Notícias

Hifa realiza seminário com destaque no papel da tecnologia na medicina e no diagnóstico clínico

Notícias

Hifa registra avanços na pediatria durante pico de doenças respiratórias

Destaque

Hifa recebe homenagem da Câmara Municipal de Cachoeiro pelos 54 anos de história

Sem categoria

Representantes religiosos destacam a qualidade do atendimento em visita ao Hifa Guarapari