Por Marcela Santos Baptista
Psicóloga do Hifa
Além da escola, manter uma agenda de atividades extra-escolares é importante para o desenvolvimento da criança, mas precisamos tomar certos cuidados. São grandes as preocupações dos pais em não deixarem seus filhos pelas ruas, ociosos, vendo TV, no computador ou vídeo game o dia todo, sujeitos a más influências ou até mesmo com a boa intenção de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento intelectual dos seus filhos.
Assim, na preocupação de oferecer o melhor, podem estar exagerando na qualidade e no tempo dessas atividades. Afinal, toda criança precisa de tempo para fazer a lição de casa, para brincar e até para não fazer nada. Além disso, a sobrecarga pode atrapalhar o desempenho das crianças e comprometer a sua saúde.
Portanto, é importante ficar atento a alguns sinais. Crianças irritadas, deprimidas, chorosas, desinteressadas e agressivas podem estar enfrentando um estresse por causa da sobrecarga de atividades extras. Para ajustar, basta aliviar a agenda. Elimine as atividades extras e deixe-as com mais tempo livre. Isso sempre melhora o quadro de estresse. É importante estar atento ao perfil da criança para saber qual a atividade mais adequada.
O psicólogo, pediatra e o educador, podem orientar se a atividade escolhida é adequada à idade da criança. Manter o diálogo com os filhos na hora de escolher uma atividade extracurricular é uma boa ideia. Todas as escolhas devem ser “negociadas” e as crianças devem estar inseridas e sua opinião deve ser levada em consideração.
Aqui vai um alerta: é importante respeitar a vontade da criança e não forçá-la a fazer o que ela não tem capacidade só porque você quer ou acha bonito, também não vale colocar seu filho em atividades que você gostaria de ter feito na infância. Isso só vai fazer a criança não ter interesse pela atividade escolhida, por exemplo, seria os pais colocarem seus filhos em atividades de competição quando a criança não tem perfil de competidor isso é arriscado, você pode estar expondo seu filho a situações de constrangimento.
Muitas dessas atividades extracurriculares ajudam no desenvolvimento de habilidades e características pessoais melhorando a autoestima e a sociabilidade das crianças. Portanto, o equilíbrio das atividades e a satisfação das crianças são os melhores indicadores para encontrar o caminho certo através de atividades sem prejuízos e com satisfação.