Agosto Dourado: Hifa reforça a importância do aleitamento materno

hifaorgbr

No início de agosto é celebrada a Semana Mundial da Amamentação, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). No Brasil, a data é estendida e conhecida como Agosto Dourado, um mês dedicado à promoção do aleitamento materno. O Hifa – Hospital Materno Infantil, se une a esta campanha para apoiar e incentivar a amamentação, principalmente nas primeiras 48 horas.

Neste ano a campanha tem como tema “Fechando a lacuna: apoio à amamentação para todas” e pretende focar na redução  da mortalidade infantil e as desigualdades na amamentação. A recomendação da OMS e do Ministério da Saúde é que bebês até seis meses de idade sejam alimentados exclusivamente com leite materno. Com mais de 200 substâncias, entre elas água, proteínas, carboidratos e vitaminas, o leite materno é considerado “padrão ouro” para a alimentação nutricional do bebê. ´

A enfermeira responsável pelo banco de leite do Hifa, Patrícia Mendes, destaca que o banco de leite do hospital arrecada em média 50 litros por mês e que continuamente a equipe reforça a importância da amamentação. “Durante o período de internação contamos com toda uma equipe assistencial, hospitalar e extra hospitalar 100% comprometidas em entregar a melhor assistência materna infantil, com trabalho humanizado”.

Além disso, a programação para a campanha Agosto Dourado deste ano engloba palestras e campanhas de sensibilização sobre o tema, visitas técnicas para colher referências de trabalho, além de treinamentos internos como o curso de manejo em aleitamento materno com prática na maternidade do Hifa.

Apesar de o aleitamento materno ser uma das formas mais eficazes de garantir saúde ao longo de toda a infância, menos de 50% das crianças abaixo de seis meses de vida são exclusivamente amamentadas, segundo a Organização Mundial de Saúde. O Brasil busca aumentar a taxa de amamentação exclusiva até os seis meses para 70% até 2030.

A amamentação ainda oferece diversos benefícios à mulher: reduz os riscos de hemorragia no pós-parto e diminui as chances de desenvolver câncer de mama, ovários e colo do útero no futuro. Além disso, fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Seja uma doadora

Vale lembrar que todo leite doado para o banco do Hifa é revertido para ajudar   os bebês internados na instituição. O hospital desenvolve um trabalho personalizado que oferece a visita domiciliar duas vezes por semana no município de Cachoeiro de Itapemirim.

As mulheres que estiverem em fase de amamentação e que desejarem se tornar doadoras podem entrar em contato pelo telefone do Banco de Leite: (28) 2101- 5604.

Notícias

RH do Hifa realiza mutirão de empregos em comunidades e amplia acesso ao mercado de trabalho

Notícias

Agendamento de exames laboratoriais do Hifa podem ser feitos on-line

Notícias

Páscoa é celebrada com ações especiais nas unidades do Hifa

Notícias

Hifa orienta famílias sobre atendimento infantil em casos de quadros respiratórios

Notícias

Hifa realiza primeira Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas

Notícias

Gestantes internadas no Hifa recebem ação de pintura gestacional

Notícias

Hifa avança nas obras da nova clínica de hemodiálise em Cachoeiro e recebe visita do prefeito

Notícias

Hifa Guarapari realiza em média 100 cirurgias de ortopedia por mês

Notícias

Compromisso com a Vida: Hifa celebra conclusão de turma de residentes

Notícias

Hifa passa a aplicar proteção contra bronquiolite ainda na maternidade

Notícias

HIFA abre inscrições para Residência Médica 2026 com vagas em Clínica Médica e Neonatologia

Notícias

Hifa oferece mais de 50 vagas para estágio extracurricular em Medicina

Notícias

Hifa Guarapari incentiva a conscientização ambiental com manhã de ações na Praia do Morro

Notícias

Pequenos Heróis: Crianças da UTIP do Hifa Ganham Certificado de Coragem

Hifa Guarapari

Hifa Guarapari realiza ação do Projeto Praia Limpa neste sábado (31) na Praia do Morro

Notícias

Hifa realiza ações em prol do Janeiro Branco e do cuidado com a saúde mental dos colaboradores

Notícias

Hifa Guarapari retoma Programa de Visitação para Gestantes com encontros mensais

Notícias

Hifa Aquidaban empossa novo coordenador do Centro Cirúrgico 

Notícias

Hifa abre vagas para enfermeiros e técnicos de enfermagem com experiência em hemodiálise

Humanização

Hifa Aquidaban e Hifa Guarapari promovem programação especial de Natal com música, fé e acolhimento