Agosto Dourado: Hifa reforça a importância da amamentação com atendimento humanizado e incentivo à doação de leite materno

hifaorgbr

Agosto é o mês dedicado à valorização do aleitamento materno. Representada pela cor dourada, a campanha simboliza o leite materno como “padrão ouro” de alimentação para os bebês e o Hifa participa ativamente da mobilização com ações de incentivo, orientação e apoio à amamentação em suas unidades de Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari.

Em Cachoeiro, o Hifa é referência no incentivo e apoio ao aleitamento materno, com atuação integrada entre a maternidade e o Banco de Leite Humano de Cachoeiro de Itapemirim, que atende não apenas bebês nascidos na instituição, mas também recém-nascidos prematuros ou internados em outras unidades da região, sempre que houver prescrição médica para uso de leite humano ordenhado pasteurizado (LHOP).

O serviço realiza todo o processo de captação, seleção, pasteurização e análise do leite para garantir a máxima qualidade antes da distribuição ao lactário. A média mensal de arrecadação é de 30 a 40 litros, quantidade que salva vidas e contribui para o desenvolvimento saudável de bebês em situação de fragilidade.

“O leite materno leva saúde e esperança a bebês que dependem exclusivamente desse alimento para se desenvolver. Por isso, incentivamos que mães com boa produção de leite se tornem doadoras”, explica Patrícia Mendes, enfermeira responsável pelo Banco de Leite do Hifa Cachoeiro. “É muito gratificante ver mães de UTIN que além de doar, saíram com seus bebês em aleitamento materno exclusivo”, complementa.

Na unidade de Guarapari, a maternidade se destaca pelo cuidado individualizado, com equipe capacitada para orientar e incentivar a amamentação desde os primeiros minutos de vida, respeitando o desejo da mãe e observando as necessidades do recém-nascido.

A prática do contato pele a pele, o incentivo à livre demanda e o acompanhamento contínuo faz parte da rotina, criando um ambiente seguro e acolhedor para mãe e bebê.

“Nosso trabalho começa ainda na sala de parto, com orientações e a promoção do primeiro contato pele a pele, muito importante na formação do vínculo entre mãe e filho e no sucesso do aleitamento. Nossa missão é acolher e garantir que a mãe se sinta capaz e amparada para viver esse momento tão importante”, destaca Geiza Rodrigues, coordenadora da maternidade do Hifa Guarapari.

Além dos benefícios nutricionais e imunológicos do leite materno, o Hifa reforça que o momento da amamentação também fortalece o vínculo e o afeto entre mãe e filho. O suporte técnico e emocional desde o início aumenta as chances de sucesso no aleitamento exclusivo até os seis meses de vida.

“O aleitamento é fundamental para a saúde tanto da mãe quanto do bebê, atuando na imunidade, prevenção de doenças e desenvolvimento afetivo. Mas, embora seja um processo natural, também apresenta desafios — e é por isso que o suporte técnico e emocional faz toda a diferença”, explica Dra. Paula Pinto, pediatra do Hifa.

Neste Agosto Dourado, o Hifa reforça o chamado para que a comunidade se engaje na causa, seja como doadora ou como multiplicadora da informação sobre a importância do leite materno. Além de doar, a comunidade pode ajudar divulgando o trabalho e incentivando outras mulheres a amamentar e contribuir com o Banco de Leite.

Confira mais notícias

Destaque

Agosto Dourado: Hifa reforça a importância da amamentação com atendimento humanizado e incentivo à doação de leite materno

Sem categoria

Hifa se torna primeiro hospital filantrópico do sul do estado a receber a acreditação ONA 3

Destaque

Seminário do Hifa destaca o papel da tecnologia na medicina e no diagnóstico clínico 

Notícias

Hifa amplia atuação do Médico da Qualidade para fortalecer a segurança do paciente

Hifa Guarapari

Em visita ao Hifa Guarapari, procurador-geral do município reforça parceria pela saúde

Notícias

Hospital realiza chá de bebê e ensaio fotográfico para gestantes em longa internação 

Notícias

Hifa Guarapari recebe visita de representantes do Sindicig, Risa e Redes de Voluntários

Notícias

Nova lei coloca saúde mental como prioridade nas empresas