Em 2003 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou a data de 28 de abril como a oficial referente à segurança do trabalho. O dia foi escolhida devido à explosão que aconteceu em 1969 em uma mina na cidadezinha de Farmington, West Virginia, nos Estados Unidos, onde morreram 78 mineiros.
No Brasil desde 2005 a data passou a ser lembrada por meio da Lei No 11.121/2005, que definiu como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
A partir disso, criou-se o Abril Verde, uma campanha para se pensar em segurança. O HIFA Saúde Ocupacional abraça essa ideia e promove no decorrer do mês de abril programação para conscientização dos empresários e trabalhadores, que são as engrenagens que dependem umas das outras. Entre as atividades são realizadas palestras, cursos, treinamentos e entrega de brindes.
Digo sempre que só conquistamos a qualidade plena do serviço prestado através de parceria com nossos clientes, que acreditam e colocam em prática os projetos e instruções de prevenção. O resultado é a prevenção de acidentes, além da diminuição de afastamentos e aumenta da qualidade de vida dos seus funcionários.
Aqui no HIFA Saúde Ocupacional prevenção é coisa séria. Por este motivo realizamos visita de inspeção com frequência nas empresas para identificação de riscos, seguida de medições. Em nossa clínica realizamos exames ocupacionais como os admissionais, periódicos, mudança de função, treinamentos (na clínica e também nas empresas, quando necessário), acompanhamos entrega de EPI, realizamos monitoramento, ajudar a instituir a CIPA e a conduzir as atividades que competem a ela, e também viabilizamos palestras educativas.
Eu costumo falar que as empresas que são assessoradas por nós podem ficar tranquilas porque têm a proteção para conseguirem ir mais longe. Além disso, ao escolherem o HIFA Saúde Ocupacional para cuidar da segurança dos seus colaboradores, também apoiam os projetos do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis e ajuda muitas crianças e gestantes.