O Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa) promove, no dia 29 de abril, às 14h, o webinar “Qualidade em Toda a Jornada”*, em apoio à campanha “Abril pela Segurança do Paciente 2025”, do Ministério da Saúde. Com o tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado”, a ação busca engajar profissionais da saúde, gestores e a população na promoção da qualidade e da segurança em todas as fases do atendimento, em alinhamento com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
“Durante a Semana Nacional de Segurança do Paciente, o webinar “Mais Acesso e Cuidado Integrado – Qualidade em Toda Jornada” é uma oportunidade ímpar para promover a segurança e a qualidade no cuidado. Nesse contexto, o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) desempenha um papel crucial, fornecendo a estrutura e os processos necessários para garantir a padronização e a melhoria contínua dos serviços de saúde”, explica a enfermeira coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hifa, Dáphinne Junger.
Uma das palestrantes, a coordenadora da Qualidade no Hifa, comenta que o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), atua como um facilitador da integração entre os colaboradores e práticas adotadas, promovendo a comunicação e a coordenação entre os diferentes profissionais e setores.
“Com foco na atenção primária, o webinar irá fornecer ferramentas e conhecimentos para os profissionais garantirem a continuidade da assistência de forma segura e eficaz. A integração entre os diversos níveis de cuidado é fundamental para assegurar que o paciente tenha uma jornada segura, com acesso facilitado e cuidados adequados em todas as fases do atendimento”, conclui.
As inscrições podem ser realizadas no site www.hifaes.org.br .
Abril pela Segurança do Paciente
A definição desse tema está alinhada às diretrizes estratégicas nacionais, com destaque para a Política Nacional de Atenção Especializada (PNAES), que orienta a organização da atenção especializada e reforça a necessidade de integração entre os diferentes níveis de atenção. Essa integração favorece a continuidade do cuidado, reduzindo barreiras no acesso e riscos de fragmentação da assistência, além de fortalecer a qualidade do cuidado e a segurança do paciente ao longo de sua jornada no sistema de saúde.