Novembro Roxo: conheça a história de Rayane e Lia no Hifa Guarapari

hifaorgbr

Em meio ao Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, a história de Rayane dos Santos Dias e sua filha Lia, nascida no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), em Guarapari, é marcada por emoção e superação.

No dia 8 de novembro, Lia chegou ao mundo com apenas 30 semanas e cinco dias de gestação, pesando 1,530 kg e medindo 40,5 cm. Para Rayane, o nascimento da filha trouxe significados, transformando um mês antes associado à dor em um momento de renovação.

“Em novembro do ano passado, eu estava aqui no Hifa tendo um aborto com 15 semanas e foi muito difícil para mim. Era uma criança muito esperada, planejada, e justamente no mesmo mês que eu perdi o irmãozinho dela, ela vem para poder alegrar a família”, disse a mãe.

Rayane relata que a espera por Lia foi tranquila, sem complicações até o momento em que sua bolsa estourou. “As contrações começaram e fui direto para o Hifa. Cheguei lá já para dar à luz. A gente está sendo muito bem cuidada aqui, uma equipe médica maravilhosa”, contou.

O nascimento prematuro de Lia trouxe preocupações comuns, mas Rayane afirma que o suporte oferecido no Hifa tem sido essencial para superar os desafios. “A Lia já está ganhando peso e recebendo todo o suporte necessário. Sou muito grata à equipe médica e aos profissionais.”

Histórias como a de Rayane e Lia são exemplos do impacto positivo de um atendimento humanizado. Para famílias que passam por momentos como esses, o cuidado vai além do físico, alcançando o emocional e dando novo significado a experiências difíceis.

Campanha Novembro Roxo

A campanha do Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, traz neste ano o tema ‘Cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares’, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado neste domingo (17). No Brasil, 1 a cada 10 nascimentos acontece antes das 37 semanas de gestação, colocando o país entre os 10 com maior número de partos prematuros no mundo.

A prevenção do parto prematuro é essencial para a redução da mortalidade infantil e depende, principalmente, de um pré-natal de qualidade ofertado pela Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento contínuo pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e encaminhamento à atenção especializada se detectada uma gestação de risco.

Confira mais notícias

Hifa Guarapari

Em visita ao Hifa Guarapari, procurador-geral do município reforça parceria pela saúde

Notícias

Hospital realiza chá de bebê e ensaio fotográfico para gestantes em longa internação 

Notícias

Hifa Guarapari recebe visita de representantes do Sindicig, Risa e Redes de Voluntários

Notícias

Nova lei coloca saúde mental como prioridade nas empresas

Notícias

Hifa realiza seminário com destaque no papel da tecnologia na medicina e no diagnóstico clínico

Notícias

Hifa registra avanços na pediatria durante pico de doenças respiratórias

Destaque

Hifa recebe homenagem da Câmara Municipal de Cachoeiro pelos 54 anos de história

Sem categoria

Representantes religiosos destacam a qualidade do atendimento em visita ao Hifa Guarapari