Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a cada 36 nascimentos, uma criança tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, no dia 28 de novembro, no auditório do Easy Hotel em Cachoeiro de Itapemirim, o Hospital Infantil Francisco de Assis, Hifa, vai promover o primeiro Fórum Sul Capixaba de Autismo, que vai contar com a participação de especialistas renomados no assunto.
O evento, que traz o título “Intervenção no TEA: construindo pontes para o desenvolvimento, inclusão e autonomia”, tem a função de abordar a questão não apenas no âmbito da saúde, mas também na rede educacional e na sociedade como um todo.
O fonoaudiólogo Felipe Bonone, abordará o tema “Funções Executivas e TEA”, destacando a importância da estimulação dessas funções em indivíduos com o transtorno. Já o Prof. Dr. Em psicologia Luiz Antônio Corrêa, apresentará uma análise sobre os “Psicofármacos: benefícios e prejuízos”, discutindo as implicações do uso de medicamentos. E, também o Prof. Felipe Monteiro falará sobre “Ensino de comunicação para pessoas com TEA”, explicando os pré-requisitos para a comunicação e como realizar a estimulação em pessoas com TEA.
O Superintendente do Grupo Hifa, Jailton Pedroso, destaca que o fórum é de extrema importância, dado o registro crescente com essa identificação no perfil do paciente atendido pela instituição.
“Precisamos disseminar informações de qualidade entre profissionais da educação, da saúde e famílias que necessitam de apoio, acolhimento e formação para melhor cuidar das nossas crianças. A conscientização e a empatia são essenciais para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao unirmos esforços, podemos promover uma convivência mais harmoniosa e contribuir para a evolução humana, proporcionando qualidade de vida”, defende.
A entrada é solidária, com a doação de 1 pacote de fralda intanfil, que será destinado à maternidade do Hifa. As inscrições podem ser feitas no site na instituição no seguinte endereço: https://hifa.org.br/forum-sul-capixaba-de-autismo/ .
Conheça os palestrantes:
Luiz Antônio Corrêa
Doutor em Psicologia pela USAL – Buenos Aires – Argentina. Com pesquisa em Neuropsicofarmacologia, Pedagogo, Psicólogo , Psicanalista e Neuropsicopedagogo. Atualmente Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp). Já atuou na área de psicologia clínica, como psicanalista; psicologia hospitalar, como psicólogo hospitalar; psicologia organizacional, como gestor de recursos humanos e psicologia educacional, como psicólogo escolar. Palestrante e Professor universitário, ministra atualmente palestras em congressos, seminários e simpósios. Aulas em cursos de pós-graduação em vários estados brasileiros e também no exterior, disciplinas referentes à educação; psicanálise; neurociência; neuropsicologia; neuropsicopedagogia e neuropsicofarmacologia, esta com direitos autorais.
Felipe Monteiro da Silva
Graduado em Fonoaudiologia trabalhando em ênfase em Audiologia clínica e ocupacional, Otoneurologia, Linguagem e cognição, e Neurociências comportamental. Especialista em Audiologia na UNIREDENTOR -RJ, especialista em Analise do Comportamento Aplicada voltada a Crianças com autismo e desenvolvimento atípico pela FACULDADE. CENSUPEG. Mestre em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento pela UNESP – SP. Doutorando em Educação Especial pela UFSCar – SP, Doutorando em Neurociências e Cognição – UFABC. Atualmente trabalha com supervisão em casos de TEA e aplicação de terapia baseada nos procedimentos da ABA em crianças com TEA e Deficiência Intelectual (DI), sendo professor na pós graduação de análise do comportamento aplicada ao autismo e deficiência intelectual das faculdades CENSUPEG e RHEMA.
Filipe Meneguelli Bonone
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho (2000), Mestre em Neurologia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Doutor em Ciências Neurologia/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2008).