A cada 14 pessoas que manifestam interesse em doar órgãos no Brasil, apenas quatro efetuam a doação, segundo dados do Ministério da Saúde. Isso porque um dos maiores obstáculos é a recusa familiar. Por isso, o dia 27 de setembro é lembrado como o Dia Nacional da Doação de Órgãos e as equipes do Hifa realizaram um adesivaço nas unidades para conscientização.
Nos dias 25 e 26, as equipes de enfermagem da maternidade e do Aquidaban se mobilizaram para realizar Blitz para sensibilização dos colaboradores. Já em Guarapari a data trabalhada para as ações foi 27.
A enfermeira que coordena o setor de Terapia Intensiva Pediática (UTIP), Nathália Sobreira, comenta que é importante que as pessoas manifestem o desejo de ser doadores aos seus amigos e familiares. “ A gente utiliza essa data e esse mês para fazer ações para poder incentivar as pessoas a externalizarem o desejo de serem doadores ainda em vida, porque não existe nada que você possa deixar registrado a não ser a sua vontade”, disse.
Ela continua, destacando que uma única pessoa pode salvar muitas vidas. “Estamos em constante vigilância e observação dos pacientes potenciais.
Não só de órgãos como também de córneas, uma pessoa pode salvar até oito vidas. Então isso é muito importante porque existe uma fila gigantesca de pessoas aguardando pela doação de algum órgão no Brasil”, finaliza.