No início de agosto é celebrada a Semana Mundial da Amamentação, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). No Brasil, a data é estendida e conhecida como Agosto Dourado, um mês dedicado à promoção do aleitamento materno. O Hifa – Hospital Materno Infantil, se une a esta campanha para apoiar e incentivar a amamentação, principalmente nas primeiras 48 horas.
Neste ano a campanha tem como tema “Fechando a lacuna: apoio à amamentação para todas” e pretende focar na redução da mortalidade infantil e as desigualdades na amamentação. A recomendação da OMS e do Ministério da Saúde é que bebês até seis meses de idade sejam alimentados exclusivamente com leite materno. Com mais de 200 substâncias, entre elas água, proteínas, carboidratos e vitaminas, o leite materno é considerado “padrão ouro” para a alimentação nutricional do bebê. ´
A enfermeira responsável pelo banco de leite do Hifa, Patrícia Mendes, destaca que o banco de leite do hospital arrecada em média 50 litros por mês e que continuamente a equipe reforça a importância da amamentação. “Durante o período de internação contamos com toda uma equipe assistencial, hospitalar e extra hospitalar 100% comprometidas em entregar a melhor assistência materna infantil, com trabalho humanizado”.
Além disso, a programação para a campanha Agosto Dourado deste ano engloba palestras e campanhas de sensibilização sobre o tema, visitas técnicas para colher referências de trabalho, além de treinamentos internos como o curso de manejo em aleitamento materno com prática na maternidade do Hifa.
Apesar de o aleitamento materno ser uma das formas mais eficazes de garantir saúde ao longo de toda a infância, menos de 50% das crianças abaixo de seis meses de vida são exclusivamente amamentadas, segundo a Organização Mundial de Saúde. O Brasil busca aumentar a taxa de amamentação exclusiva até os seis meses para 70% até 2030.
A amamentação ainda oferece diversos benefícios à mulher: reduz os riscos de hemorragia no pós-parto e diminui as chances de desenvolver câncer de mama, ovários e colo do útero no futuro. Além disso, fortalece o vínculo entre mãe e filho.
Seja uma doadora
Vale lembrar que todo leite doado para o banco do Hifa é revertido para ajudar os bebês internados na instituição. O hospital desenvolve um trabalho personalizado que oferece a visita domiciliar duas vezes por semana no município de Cachoeiro de Itapemirim.
As mulheres que estiverem em fase de amamentação e que desejarem se tornar doadoras podem entrar em contato pelo telefone do Banco de Leite: (28) 2101- 5604.