Desde o dia 03 de janeiro, o Instituto da Criança, que até então funcionava na rua lateral do HIFA Sumaré, passou a atender no antigo PAI, localizado anexo do Campo do Estrela e em frente ao hospital. A mudança foi necessária para oferecer aos pacientes estrutura com mais conforto e comodidade.
De acordo com a coordenadora do Instituto da Criança e do Programa de Residência Médica em Pediatria, Dra. Kátia Valéria Manhabusque, o Instituto terá também novo serviço, voltado ao recém-nascido de alto risco após receber alta da UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal).
“Agora que temos a maternidade de alto risco já instalada, nos deparamos com uma demanda de grande importância: continuar cuidando dos “nossos bebês” mesmo depois da alta da UTIN. Para acompanhar os recém-nascidos de risco, seja ele prematuro ou não, o Instituto começará em março deste ano o Ambulatório de Seguimento do Recém-Nascido de Risco com foco principal em cuidados especiais para que tenham o ‘melhor crescimento e desenvolvimento possível’”, explicou a Dra. Kátia.
O Instituto da Criança também disponibiliza o Ambulatório de atendimento do RN egresso da Maternidade HIFA, que não passaram pela UTIN. Este serviço é uma importante referência para os bebês que são muito vulneráveis e precisam de suporte e acompanhamento.
Com início de suas atividades em 2014, o Instituto da Criança se destacou principalmente por focar nas consultas de rotina, que são realizadas no Ambulatório de Puericultura. Para 2022 já vamos contar com cardiopediatra, endocrinopediatria, nutropediatra, Alergopediatria e nefropediatra. “As crianças são sempre encaminhadas por médicos pediatras que veem a necessidade da avaliação de um especialista”, ressaltou.
Segundo levantamento realizado, somente em 2021 o Instituto realizou mais de 4.074 atendimentos, com uma equipe formada por 12 profissionais entre pediatra geral e pediatras especialistas.