Sou gestante, quais cuidados devo ter com o Coronavírus?

hifaorgbr

Segundo os especialistas em obstetrícia, para evitar contaminação as gestantes devem evitar dirigir-se aos centros hospitalares, exceto em caso de urgência. Isso porque, assim como toda a população, elas devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde, quanto às medidas de precaução.

www.replicareps.com

www.thewatchmenshop.com

Mas quando devo ir à maternidade?

Caso apresente sintomas leves, permaneça em casa.

A recomendação é procurar a maternidade de referência somente em casos graves. Por exemplo, caso apresente sintomas como: febre persistente, tosse forte e falta de ar sem melhora mesmo com o uso de medicação.

Ressaltamos que na presença de sinais de alerta da gestação, perda de liquido em grande quantidade, sangramento vermelho vivo e diminuição de movimentação fetal a gestante também deve procurar a maternidade.

É possível passar o Coronavírus de mãe para o feto?

Há apenas um caso reportado da possível infecção vertical de mãe para feto. Mas na opinião de especialistas, é improvável que fetos sejam contaminados durante a gestação. Uma série de casos publicada com mães infectadas pelo vírus que testou o líquido amniótico, sangue do cordão, swabs neonatais e leite materno, foram negativos para o vírus COVID -19.

Portanto, como não há evidência de infecção fetal intra-uterina, é considerado improvável que haja efeitos congênitos no desenvolvimento fetal.

Isso quer dizer que até o momento não há risco da mãe transmitir a doença para seu bebê ainda no útero.

Há alguma contraindicação da amamentação?

Segundo o Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a amamentação ainda é a melhor proteção que a mãe pode oferecer ao filho. Isso porque os principais artigos publicados sobre o tema indicam que os benefícios da amamentação são superiores aos riscos de transmissão do novo vírus, assim como ocorre em diversas outras viroses.

 

O HIFA entende a preocupação das gestantes diante da pandemia, mas ressalta que este momento não é para pânico, mas para conscientização e responsabilidade. A precaução é a melhor recomendação!

 

Referência Bibliográfica: Guidance for healthcare professionals on Coronavirus (COVID19infection in pregnancy, published by the RCOG, Royal College of Midwives

Confira mais notícias

Destaque

Lideranças do ES articulam verbas em Brasília para a ampliação do Hifa

Notícias

Minicurso de sutura é realizado no Hifa em parceria com o Coren-ES

Notícias

Abril Verde: Hifa reforça a importância dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho

Destaque

Abril pela Segurança do Paciente: Hifa realiza Webinar para capacitar profissionais da área da saúde

Destaque

Hospital Dr. Luiz Buaiz recebe visita de deputados da Comissão de Saúde da Ales

Destaque

Hifa realiza demonstração financeira de 2024 com participação de novos associados 

Destaque

Projeto HIFA nas comunidades realiza primeira etapa no bairro Sumaré

Destaque

Novo projeto de hospitalidade reforça atendimento humanizado nas unidades do Hifa