Nesta sexta-feira, 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade. Neste ano o principal objetivo da data é chamar atenção para a importância da doação de leite materno aos bancos de leite – que fornecem leite às UTIs neonatais. O leite materno é muito importante nessa fase de vida do recém nascido e diminui as chances do bebê desenvolver alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade no futuro.
“Queremos lembrar que o leite materno é fundamental para nossos pequenos pacientes, principalmente nos seus primeiros e desafiadores dias de vida. Uma nutrição adequada para a sobrevida, o crescimento e o desenvolvimento dos recém-nascidos é um dos grandes desafios para a neonatologia. Muitas vezes, pelo nascimento prematuro, pelo estresse da situação, sua mãe pode ter pouco leite. Mas que ainda assim será muito importante na vida do bebê”, explica a médica pediatra e especialista em neonatologia, Maura Moulin Rodrigues.
Essa data foi criada para chamar atenção de um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, mais de 12% dos nascimentos acontecem antes da gestação completar 37 semanas. Isso significa que 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia.
“Dessa forma, cria-se um grande desafio contínuo e cuidadoso entre manter o equilíbrio do uso agressivo da tecnologia moderna e terapêutica que cada vez se desenvolve mais, com o cuidado redobrado na prevenção de danos e seqüelas nesses organismos tão frágeis, que nascem cada dia, menores”, diz a pediatra.
O Hospital Infantil “Francisco de Assis” – Hifa, em Cachoeiro de Itapemirim, conta com equipes multiprofissionais e programas de humanização dentro da UTI, que abrangem, além do tratamento terapêutico, melhorar o conforto e reduzir o estresse do ambiente para o recém-nascido. As mães que se interessarem em doar leite materno podem entrar em contato com o banco de leite do Hospital Evangélico, (que abastece o Hifa) pelo telefone (28) 3521-6199 ou 3521-7045.