A proposta do novo modelo de estacionamento rotativo em Cachoeiro foi apresentada em audiência pública realizada na noite desta terça-feira (10), no auditório da escola Zilma Coelho Pinto. O encontro contou com a presença de moradores, vereadores e representantes de diversas secretarias municipais, que debateram o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb).
A audiência pública foi a última etapa do processo de elaboração do modelo de rotativo a ser implementado. O próximo passo é o lançamento do edital de licitação para as empresas concorrentes, o que deverá ocorrer nas próximas semanas.
"O nosso objetivo é que a cidade inteira se desenvolva de maneira organizada. A concessão vai ter duração de dez anos, vai impactar a cidade por dez anos. Por isso, é muito importante que nós tenhamos um debate responsável com a sociedade sobre esse tema", afirmou o prefeito Victor Coelho na abertura da audiência.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Bastos, destacou que a elaboração do novo modelo passou por um amplo processo de discussão com a sociedade. "É a terceira e última audiência que nós realizamos. A volta do rotativo é algo muito desejado pelas pessoas", comentou.
Já o secretário de Desenvolvimento Urbano, Mário Louzada, ressaltou que o rotativo é um instrumento de organização do uso do espaço público e da mobilidade urbana.
A proposta
No total, o estacionamento rotativo disponibilizará 2.186 vagas, sendo 1.767 para carros e 419 para motos. A cidade deverá ser dividida em Zona Azul, que compreende a região do Centro do município, e Zona Verde, que abrange o chamado "centro expandido" – locais de grande movimentação urbana, mas que ficam em regiões mais afastadas. A ideia é que a implementação comece pela Zona Azul e parte da Zona Verde, com expansão gradativa para os demais locais.
Os valores a serem cobrados serão diferenciados em cada uma das áreas. Na Zona Azul, taxas ficarão entre R$ 2,50 e R$ 4,50 para carros e de R$ 0,50 a R$ 2,00 para motos poderem estacionar de uma a três horas. Na Zona Verde, haverá uma tolerância maior de tempo e valores mais baixos: de R$ 2,00 (uma hora) a R$ 5,00 (quatro horas) para carros e de R$ 0,50 (duas horas) a R$1,50 (quatro horas) para motos.
Também será implantada a chamada "tarifa pós-uso", com valor máximo de R$ 10. A cobrança será aplicada aos donos dos veículos que ultrapassarem o tempo ou tenham estacionado sem pagar. Eles terão prazo de 24 horas para quitar o débito.
A proposta também prevê a instalação de sistema digital de cobrança, com pontos de compra de créditos a cada 100 metros e credenciamento para compra em estabelecimentos comerciais. A informatização permitirá que créditos não utilizados pelos usuários possam ser reaproveitados em outros locais de estacionamento ou até mesmo para pagamento de contas como água e energia.
Mário Louzada destacou que o novo modelo do rotativo é parte integrante do Plano de Mobilidade Urbana do Município. "Vamos fazer um Centro organizado, em que as pessoas sintam vontade de ir para frequentar o comércio. Com a limitação de horários, todos terão vaga para estacionar pelo tempo realmente necessário. É um grande passo para melhorar o fluxo do trânsito na cidade", disse.