A Policlínica Gente, uma das unidades do Grupo Hifa, tem desenvolvido um programa de Educação Continuada e têm obtidos ótimos resultados com os 13 colaboradores da unidade. De acordo com a Coordenadora da Policlínica, Drª Isabela Leite, há 15 meses a equipe da unidade tem passado por várias capacitações, cujo intuito é qualificar e potencializar os talentos que até então estavam adormecidos.
“Fazemos parte da mesma empresa e precisamos falar a mesma linguagem. Todos os setores estão interligados de alguma forma. E antes aqui tínhamos muito retrabalho porque cada uma realizava sua tarefa de forma individual ou mecanizada. Então o que fizemos foi promover uma mudança de comportamento explorando a capacidade que cada um tinha guardada, mas que por uma série de razões não eram colocadas em prática”, disse a coordenadora.
Drª Isabela contou ainda que é natural que a pessoa venha com uma bagagem comportamental e por vezes acredita que está fazendo o melhor. “Porém é preciso colocar-se no lugar do outro e fazer o exercício da empatia. Em nossos treinamentos mostramos as consequências de informações erradas, como a forma de falar e de se comportar diante de nossos pacientes, seja pessoalmente, por e-mail ou por telefone, gera impactos positivos ou negativos, entre outros itens. O que buscamos aqui é não ‘descartar’ as pessoas quando elas falham, mas sim mostrar que é possível que ela vá além, desde que se esforce”, avaliou.
O programa é realizado de forma permanente e neste primeiro ano e meio alguns colaboradores se destacaram e ganharam a “Estrela Dourada”, que é um troféu de chocolate simbolizando a vitória do colaborador que se esforçou e conquistou melhorias significativas. Além da estrela, o principal destaque ganha um quadro com sua foto.
“Tivemos muito bons exemplos. Pessoas que se propuseram a crescer profissionalmente e pessoalmente. Elas entenderam nossa proposta e mudaram de atitude. O resultado apareceu não só para nós, que claro, ganhamos em qualidade de trabalho, mas para elas também que viram a chance de uma melhoria para a vida pessoal também”.
Entre as colaboradoras da Policlínica, três ganharam a “Estrela Dourada” e uma delas ganhou o quadro de Destaque do Mês. Verônica Aparecida Moreira conquistou tantos méritos que mudou até de cargo. Ela trabalhava no setor de Higienização e sempre foi muito dedicada. “Quando fizemos a proposta, ela acolheu tão bem a ideia que hoje está como Auxiliar Administrativa, fazendo um bom trabalho como sempre fez, no entanto muito mais bem aproveitada devido aos talentos que antes ficaram escondidos”, destacou a médica.