HFA realiza palestra sobre Outubro Rosa

hifaorgbr
“O mês de outubro está acabando, mas os cuidados com a saúde devem continuar o ano inteiro”. Foi com esse alerta que a ginecologista e obstetra Dr.ª Pollyana Marçal Bastos começou a palestra sobre a prevenção do câncer de mama na tarde de hoje no Hospital Francisco de Assis (HFA). Os dados comprovam a importância de se fazer o autoexame: “quando diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam até 90%”. 
 
 
 
 
Além de ensinar a fazer o autoexame, ainda informou que deve ser feito uma semana após a menstruação. “Antes disso, as glândulas ainda podem estar inchadas e dificultar na hora de identificar algum nódulo”. Já a mamografia deve ser feita a partir dos 50 anos segundo o Ministério da Saúde. Mas os médicos já recomendam aos 40 anos e se tiver fatores de risco, a partir dos 35 anos. 
 
 
“Como ter casos de câncer de mama em parentes de primeiro grau, como mãe ou irmã. Porém, é mais frequente depois dos 40 anos, porque quanto mais velha, maior o tempo de exposição ao hormônio estrogênio. Por isso, mulheres que menstruam cedo, que não têm filhos, que não amamentam e entram na menopausa tarde têm mais chances de desenvolver a doença”.
 
 
 
 
Dúvidas
 
Depois da palestra, a ginecologista tirou dúvidas dos participantes. Um dos funcionários perguntou se o câncer de mama também atinge os homens. “Corresponde a 1% dos casos, por isso os homens também devem fazer o autoexame”. 
 
Outra dúvida foi se mulheres que tiveram câncer e precisaram retirar parte da mama (mastectomia) têm problemas na amamentação. “Depende de cada organismo, como ocorre no caso do silicone. Vai depender da agressão daquele tumor e da recuperação da cirurgia”. 
 
Também questionaram se é fator de risco quando os parentes têm outros tipos de câncer. “Só quando é câncer de mama e se for em parente de primeiro grau, como mãe e irmã. Mas o principal é se cuidar, independente se apresenta fator de risco”. 
 
No final, o gerente administrativo do hospital agradeceu a participação de todos. “Nós, do HFA, que trabalhamos com a promoção de saúde, também temos que nos cuidar. E o caminho para a prevenção é a conscientização”, disse Márcio Garcia. 
 
E para encerrar foi sorteado um super brinde. A sortuda Marilene Aparecida Pereira, do setor da cozinha do hospital, levou para casa uma fritadeira elétrica. "Nossa, nem acreditei. Fiquei muito feliz! A gente teve a oportunidade de ficar informada sobre um assunto importante e ainda ganhei um presentão". 
 

Confira mais notícias

Destaque

Lideranças do ES articulam verbas em Brasília para a ampliação do Hifa

Notícias

Minicurso de sutura é realizado no Hifa em parceria com o Coren-ES

Notícias

Abril Verde: Hifa reforça a importância dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho

Destaque

Abril pela Segurança do Paciente: Hifa realiza Webinar para capacitar profissionais da área da saúde

Destaque

Hospital Dr. Luiz Buaiz recebe visita de deputados da Comissão de Saúde da Ales

Destaque

Hifa realiza demonstração financeira de 2024 com participação de novos associados 

Destaque

Projeto HIFA nas comunidades realiza primeira etapa no bairro Sumaré

Destaque

Novo projeto de hospitalidade reforça atendimento humanizado nas unidades do Hifa