Instituição finalizará obra de adaptação e, depois, fará a gestão do novo hospital materno-infantil
A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim concretizou, na manhã desta sexta-feira (20), mais uma importante etapa para efetivar a criação do Hospital Materno-Infantil, que será referência regional desse tipo de atendimento a pacientes do SUS.
Em solenidade promovida no Teatro Municipal Rubem Braga, que contou com a presença de diversas autoridades, o prefeito Carlos Casteglione assinou a escritura que oficializa a doação do terreno do Hospital do Aquidaban ao Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa).
“Finalmente, após sanar todas as pendências junto ao Ministério da Saúde, entregamos ao Hifa esse relevante projeto. É um momento histórico para o nosso município, sobretudo para as mães e crianças de toda a região sulina, que serão beneficiadas com o novo hospital”, salientou o prefeito.
Ele também ressaltou que desde o início de sua administração, em 2009, vem mobilizando esforços em prol do funcionamento da unidade, equacionando entraves judiciais decorrentes da construção do prédio, iniciada em 2001.
Selecionada por meio de chamada pública, o HIFA se responsabiliza pela finalização da obra de adaptação do local e, depois, da gestão da nova unidade. Também caberá à instituição, já na próxima fase, apresentar o cronograma das intervenções e os valores para a compra de material cirúrgico.
Participaram do evento a primeira-dama Auxiliadora Casteglione; o secretário de Saúde de Cachoeiro, Edison Fassarella; o representante do Ministério da Saúde no Estado, Bartolomeu Martins; o presidente do Hifa, Winston Roberto Machado; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Rodrigo Enfermeiro; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Franco; a superintendente regional de Saúde, Micheline Pitanga; e, ainda, vereadores, secretários municipais e outras lideranças.