HFA investe na humanização do parto

hifaorgbr

 

O Brasil é campeão mundial em cesarianas: 52% dos partos são com intervenção cirúrgica, bem acima da média mundial – hoje em 18% – e da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – que é de apenas 15%. Mais da metade dos brasileiros nascem por cesáreas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse dado é ainda maior na rede particular, chegando a 88%. No entanto, há um movimento crescente no país para resgatar o que deveria ser natural: o parto normal.

 

A Maternidade e Hospital Francisco de Assis (HFA) faz parte dessa luta e investe cada vez mais na implantação do parto humanizado em Guarapari. Além de capacitar os profissionais com o novo modelo de atenção preconizado pela Rede Cegonha do Ministério da Saúde (Portaria 1.459/2011), também adquiriu equipamentos que visam humanizar o trabalho de parto com métodos não farmacológicos de alívio da dor como as bolas do nascimento e as cadeiras cavalinho. As novas aquisições vêm somar aos Centros de Parto Normal (CPN) do HFA.

 

 

E foi para debater esse assunto que o hospital recebeu a visita do ginecologista e obstetra que é Referência Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), Dr. Ary Célio de Oliveira – no cargo desde 1988. No dia 15 de setembro, diversos profissionais da área tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre “As Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento”.

 

“O Espírito Santo é o quarto estado que mais faz cesárea no país. A Pesquisa Nascer no Brasil mostra que 55% das mulheres já chegam à maternidade com o conceito de que a cesárea é o melhor parto. Mais da metade dos partos acontecem em horário comercial. Não se espera mais a gestante entrar em trabalho de parto. E é justamente o contrário: os riscos de hemorragia e infecções aumentam com a cesárea”, destaca Dr. Ary.    

 

 

Mais de 100 bebês nascem por mês no HFA. Deste total, 65% são por parto normal. O objetivo é aumentar ainda mais esses índices com ações qualificadas no pré-natal, no parto, no resguardo e no desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida de acordo com a Rede Cegonha. Para isso, o hospital conta com reuniões semanais para gestantes, estrutura completa de humanização do parto, alojamento conjunto onde mamãe e bebê dividem o mesmo quarto logo após o nascimento.

“Nossa missão é grande e vamos assumir mais um compromisso: o de melhorar a nossa qualidade pelo viés da humanização que vai além da mudança na estrutura ou no sistema, mas sim uma mudança na nossa consciência e acreditar no nosso trabalho. O reconhecimento vem pela diferenciação dos nossos serviços que visam não apenas resultados, mas também a sensibilidade social. Tratamos aqui de saúde pública com eficiência, responsabilidade e dignidade”, disse o superintendente do HFA, Jailton Pedroso.  

 

O HFA continua inovando e melhorando os serviços na área da saúde oferecidos no município e para a região. Pela primeira vez, a cidade conta com Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e Pediátrica (Utip). Além do pronto-atendimento infantil com plantão 24h com obstetras, pediatras, anestesistas, neonatologistas e radiologistas. Mais uma garantia de um atendimento seguro, profissional e de qualidade ao seu alcance.     

 

Mais informações:

HM Propaganda 3361-4163 

Lívia Rangel 9 9805-1536 

Confira mais notícias

Hifa Guarapari

Em visita ao Hifa Guarapari, procurador-geral do município reforça parceria pela saúde

Notícias

Hospital realiza chá de bebê e ensaio fotográfico para gestantes em longa internação 

Notícias

Hifa Guarapari recebe visita de representantes do Sindicig, Risa e Redes de Voluntários

Notícias

Nova lei coloca saúde mental como prioridade nas empresas

Notícias

Hifa realiza seminário com destaque no papel da tecnologia na medicina e no diagnóstico clínico

Notícias

Hifa registra avanços na pediatria durante pico de doenças respiratórias

Destaque

Hifa recebe homenagem da Câmara Municipal de Cachoeiro pelos 54 anos de história

Sem categoria

Representantes religiosos destacam a qualidade do atendimento em visita ao Hifa Guarapari