Atividades extras: a importância e o equilíbrio

hifaorgbr

Por Marcela Santos Baptista

Psicóloga do Hifa

 

Além da escola, manter uma agenda de atividades extra-escolares é importante para o desenvolvimento da criança, mas precisamos tomar certos cuidados. São grandes as preocupações dos pais em não deixarem seus filhos pelas ruas, ociosos, vendo TV, no computador ou vídeo game o dia todo, sujeitos a más influências ou até mesmo com a boa intenção de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento intelectual dos seus filhos.

Assim, na preocupação de oferecer o melhor, podem estar exagerando na qualidade e no tempo dessas atividades. Afinal, toda criança precisa de tempo para fazer a lição de casa, para brincar e até para não fazer nada. Além disso, a sobrecarga pode atrapalhar o desempenho das crianças e comprometer a sua saúde.

Portanto, é importante ficar atento a alguns sinais. Crianças irritadas, deprimidas, chorosas, desinteressadas e agressivas podem estar enfrentando um estresse por causa da sobrecarga de atividades extras. Para ajustar, basta aliviar a agenda. Elimine as atividades extras e deixe-as com mais tempo livre. Isso sempre melhora o quadro de estresse. É importante estar atento ao perfil da criança para saber qual a atividade mais adequada.

O psicólogo, pediatra e o educador, podem orientar se a atividade escolhida é adequada à idade da criança. Manter o diálogo com os filhos na hora de escolher uma atividade extracurricular é uma boa ideia. Todas as escolhas devem ser “negociadas” e as crianças devem estar inseridas e sua opinião deve ser levada em consideração.

Aqui vai um alerta: é importante respeitar a vontade da criança e não forçá-la a fazer o que ela não tem capacidade só porque você quer ou acha bonito, também não vale colocar seu filho em atividades que você gostaria de ter feito na infância. Isso só vai fazer a criança não ter interesse pela atividade escolhida, por exemplo, seria os pais colocarem seus filhos em atividades de competição quando a criança não tem perfil de competidor isso é arriscado, você pode estar expondo seu filho a situações de constrangimento.

Muitas dessas atividades extracurriculares ajudam no desenvolvimento de habilidades e características pessoais melhorando a autoestima e a sociabilidade das crianças. Portanto, o equilíbrio das atividades e a satisfação das crianças são os melhores indicadores para encontrar o caminho certo através de atividades sem prejuízos e com satisfação.

 

 

Confira mais notícias

Notícias

Hifa realiza Assembleia Geral ordinária e aprova orçamento de 2026

Notícias

Histórias de Esperança no Dia Mundial da Prematuridade

Notícias

Semana da Qualidade no Hifa 

Hifa Guarapari

Mulheres que acabaram de dar à luz relatam experiências positivas com o atendimento humanizado do Hifa Guarapari

Notícias

Hifa realiza primeiro módulo do Seminário ONA 3 com palestra sobre Gestão de Alta Performance 

Notícias

HIFA Guarapari realiza cirurgias pediátricas com tecnologia de ponta para pacientes do SUS

Notícias

Hifa inicia projeto “Sorrisos em Tela” com apoio do Sicredi

Notícias

Dra. Jaqueline Mendonça Queiroz é reconduzida ao cargo de diretora técnica do Hifa Maternidade