O Hifa Aquidaban realizou, nesta terça-feira (16/12), um importante procedimento de captação de órgãos que reforça o compromisso da instituição com a vida e a solidariedade. A captação teve início às 15h e foi finalizada às 19h, envolvendo uma atuação integrada entre as equipes assistenciais e a Central Estadual de Transplantes.
Foram captados rins, fígado e córneas, que serão destinados a receptores do próprio Estado, todos cadastrados na fila única de espera. Ao todo, cinco pessoas foram beneficiadas com a doação, ganhando uma nova oportunidade de vida.
O doador foi um paciente de 42 anos, que já se encontrava internado na unidade. Todo o processo seguiu rigorosamente os protocolos legais e técnicos, sendo conduzido pela Central Estadual, com apoio da equipe multiprofissional do hospital.
Em um gesto de respeito, reconhecimento e profunda gratidão, colaboradores do Hifa Aquidaban formaram um corredor humano e aplaudiram a passagem da equipe cirúrgica responsável pela captação, como gesto de homenagem ao doador e à família pela decisão solidária.
A coordenadora da Linha de Cuidados Cirúrgicos do Hifa Aquidaban, Mirian Ferreira de Assis, destacou o significado do momento:
“Para nós, existe o pesar da família pela perda, mas também a esperança e a alegria de saber que, por meio do nosso trabalho de acolhimento e de orientação sobre a importância da doação, conseguimos salvar outras vidas.”
A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOT) e das enfermarias cirúrgica e pediátrica, Vanielen de Freitas Alves, destaca:
“Para mim, é um orgulho saber que o nosso trabalho faz parte da história de superação de outras famílias. Compreendemos a dor da família doadora, mas esse gesto de generosidade transforma a perda em esperança e possibilita a continuidade da vida para outras pessoas.”
A captação de órgãos representa mais do que um procedimento técnico: é um ato de generosidade que transforma dor em esperança e permite novos começos.