Após um ano de funcionamento e mais de 8 mil atendimentos, o Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz, sob a gestão do Hifa Guarapari, segue evoluindo, ampliando a abrangência e o nível da assistência prestada aos pacientes. Recentemente, uma laparoscopia (cirurgia abdominal por vídeo) realizada para o tratamento de testículo intra-abdominal em uma criança de 3 anos foi uma mostra do investimento em tecnologia voltado à qualidade e segurança dos serviços e ao bem-estar das crianças atendidas.
De acordo com o Cirurgião Pediátrico e Coordenador da Cirurgia Pediátrica do Hifa Guarapari, Dr. Rodrigo Scoassante Tavares, a laparoscopia oferece muitas vantagens na promoção da saúde e vários benefícios aos pacientes. “Esse é um procedimento muito menos invasivo, com incisões pequenas e menos trauma nos tecidos. A recuperação é mais rápida, o que possibilita menos dor e retorno precoce às atividades, aliado ao resultado estético é melhor. Para nós, profissionais, a laparoscopia proporciona maior precisão, já que a câmera amplia o campo cirúrgico, possibilitando uma excelente visualização dos tecidos, associando a tecnologia a segurança”.
“É uma grande realização pessoal e profissional fazer parte de uma instituição capaz de ofertar tal tecnologia para as crianças no SUS. No Hifa Guarapari, realizamos a laparoscopia tanto em cirurgias eletivas quanto naquelas de urgência/emergência”, completou Tavares.
Além do Dr. Rodrigo, a equipe que participou da cirurgia citada foi composta por multiprofissionais: Dra. Tainah Rigoni Matiello (Cirurgiã Auxiliar), Dra. Alejara Fontes (Anestesista) e Lorraine Lopes (Instrumentadora).
Entre os exemplos de cirurgias pediátricas eletivas mais comuns estão a correção de fimose (postectomia), herniorrafia (umbilical, inguinal), frenulectomia lingual, hidrocelectomia e orquidopexia (cirurgia indicada para tratar a condição em que o testículo não desce para a bolsa escrotal).