Maternidade HIFA “Jandyra Rodrigues Pinheiro”

A maternidade do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, HIFA, iniciou suas atividades em 02 de janeiro de 2019 com estrutura de 30 leitos e capacidade de realizar de 150 a 170 partos por mês. A partir desse momento o hospital passou a ser referência em partos de risco habitual atendendo gestantes a partir de 37 semanas de gestação de Cachoeiro de Itapemirim e região.

Os atendimentos atendem as normativas da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, que tem como cultura institucional os protocolos de parto adequado. A técnica proporciona mais conforto e segurança às gestantes e ao bebê.

Entre as ações da Rede Cegonha está a implantação de centros de parto normal, onde a mulher é acompanhada num ambiente preparado para que possa exercer as suas escolhas, como se movimentar livremente e ter acesso a métodos não farmacológicos de alívio da dor.

O serviço de maternidade só foi possível com a viabilização do contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e HIFA assinado em dezembro de 2018.

Lista da mamãe: O que levar para a maternidade?

PARA A MÃE

Exame e cartão do pré-natal

Roupas confortáveis, para um período mínimo de 48h

Roupas que facilitem a amamentação

Absorventes para pós-parto

Material de higiene pessoal (sabonete, escova de dente, creme den tal, etc)

PARA O BEBÉ

Roupinhas suficientes para 48h de internação (2 roupinhas completas para cada dia). O bebê em geral precisa ficar mais aquecido nos primeiros dias de vida, necessitando de calças compridas, blusas de manga comprida ou conjuntinhos tipo pagão ou macacões.

Meias e luvas

Cieiros e mantas

Fraldas descartáveis

Sacos plásticos para guardar as roupinhas sujas

Toalhas de banho ou toalhas fraldo - 2

Não é necessário trazer

Cremes, shampoos ou perfumes Produtos para higiêne do bebê devem ser neutros

Alimentos (Não é permitido entrar com alimentos no hospital)

O uso de bicos não é permitido para recém-nascidos

Estamos esperando por vocês!